Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/sub-foto-brasao-prefa-portal.png

Defesa Civil de Canoas alerta para novo aumento de níveis das águas

Download Imagem Original

Foto: Divulgação/PMC

A Defesa Civil de Canoas alerta para a possibilidade de novas inundações dos rios inseridos no mapa geográfico da cidade ou que desembocam próximo a áreas ribeirinhas, como a Praia do Paquetá. Conforme o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), o predomínio da instabilidade poderá resultar no fenômeno descrito pelos meteorologistas como “repique da enchente” — os níveis das águas voltam a subir após leve queda em dias anteriores, prolongando a enchente. As projeções são de volumes de chuva entre 85 e 173 milímetros (mm), entre o final de semana e a segunda-feira (13).

“É importante ressaltar que o repique da cheia deverá ocorrer sob cenário de alta vulnerabilidade no município. A Defesa Civil orienta que as pessoas evitem áreas alagadas e que as famílias não retornem para as suas casas nos próximos dias”, afirma o secretário-chefe do Eclima, José Fortunati.

Segundo o Eclima, a bacia do Rio do Sinos, que desemboca na região da Praia do Paquetá, seguia alta nesta manhã de domingo (11), com 5,70 metros em São Leopoldo — a cota de inundação é de 4,5m. O Guaíba, que também serve de parâmetro para Canoas, estava com 4,64 metros, ante a cota de 3 metros. Já o Rio Gravataí registrava 5,74 metros — para uma marca de 4,75m para começar a deixar o leito.



Escritório de Comunicação

[addtoany]