Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/pro-saude-população-negra_gustavo-garbino-11.jpg

Dia Nacional de Mobilização Pró-saúde da População Negra com atividade no Calçadão de Canoas

Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial e Imigrantes, realizou nesta quarta-feira (27), uma atividade para marcar o Dia Nacional de Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra. A data tem o objetivo de garantir que a população negra tenha acesso aos direitos humanitários, acolhedor e livre de qualquer discriminação, conforme os princípios da Carta dos Usuários do SUS.

Em Canoas, a política está presente na gestão dos serviços de saúde, trabalhando constantemente com o objetivo de garantir a oferta de assistência à saúde de qualidade para a população negra. A secretária da Coordenadoria de Igualdade Racial e Imigrantes, Ednea Paim, lembra que o objetivo da data é orientar a população sobre os tipos de doenças que mais prevalecem nos negros. “É fundamental que as pessoas estejam em alerta aos cuidados necessários quanto às doenças prevalecentes e, principalmente, à forma de tratamento, pois o que a população negra quer não é privilégio e sim equidade na saúde”, comentou.

Segundo o Ministério da Saúde, algumas doenças são prevalentes na população negra, como anemia falciforme, doença hipertensiva especifica da gravidez, hipertensão arterial e diabete mellitus reforçam o acometimento de variáveis por raça/cor.

A dona de casa Luzia Alice Tomaz da Rosa, moradora do bairro Estância Velha, esteve na atividade prestigiando o evento e lembrou da importância de reforçar a data. “Há 40 anos, meu filho foi diagnosticado com anemia falciforme, poucos sabiam quais eram os prognósticos da doença. Eu fui atrás de todos os jeitos e conseguimos o diagnóstico. Ele tem, até hoje, um acompanhamento fantástico. E, se não fosse por eu ter ido atrás e insistido para que fizessem mais exames nele, talvez sofresse até hoje sem tratamento. A data é importante para que todos saibam quais as doenças que mais nos atingem e procurem diagnósticos”, salientou.

A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do município, que cedeu materiais informativos sobre a saúde da população negra. Participaram da atividade as servidoras Rita Lima e Carmen Job, que participaram esclarecendo e tirando duvidas dos canoenses que passaram pelo Calçadão. 

SOBRE O DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PRÓ-SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA

O 27 de outubro é o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, data que foi escolhida pelas organizações do movimento negro e trabalhadores da saúde para lembrar que, apesar dos avanços conquistados na área da saúde, ainda persistem as desigualdades raciais. Nesse dia, acontece em todo o Brasil uma série de atividades para informar a população negra sobre os seus direitos e ampliar o debate com os gestores, profissionais de saúde e a população em geral sobre o racismo e suas relações com a saúde.

Escritório de Comunicação PMC