Uma emenda parlamentar destinada ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) pela deputada federal gaúcha Fernanda Melchionna (PSOL) garantiu a aquisição de 68 equipamentos e materiais de uso permanente. O repasse ao Fundo Municipal de Saúde totalizou R$ 995,2 mil. Nesta sexta-feira (19), a deputada visitou a instituição e conferiu de perto a aplicação dos recursos.
Entre as aquisições, estão quatro aparelhos de anestesia, ecógrafo, ultrassom e bombas de infusão para as Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Alguns dos equipamentos não eram renovados desde a inauguração do hospital, há 15 anos.
O HPSC, que é referência para 156 municípios, abrange uma população de cerca de 3 milhões de pessoas. Realiza mais de quatro mil atendimentos e 480 cirurgias de urgência por mês. “Agradecemos por esse olhar para a saúde. A lógica de todo investimento é prestar um melhor atendimento para o usuário do SUS e uma melhor estrutura para os profissionais”, ressaltou o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos.
Durante reunião com integrantes da direção do HPSC, a deputada destacou que a escolha da instituição se deu por uma indicação do Sindisaúde-RS. “Canoas é um polo de atendimento para toda a região”, afirmou.