ExpoAer em Canoas: confira mudanças no trânsito e linhas especiais de ônibus para o evento

Foto: Gustavo Garbino / PMC

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) está com um esquema especial que inclui alterações no trânsito e linhas especiais de ônibus a fim de atender o público da Exposição Aeronáutica (ExpoAer). Sem edição desde 2019 devido à pandemia, o tradicional evento volta a ser realizado na Base Aérea de Canoas, nesta quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Os usuários do transporte público coletivo terão três linhas especiais de ônibus, com ajustes de rotas já existentes. O acréscimo na frota da empresa Sogal inclui oito veículos para circulação e três ônibus reservas.

Já as mudanças no trânsito buscam melhorar o fluxo de veículos nas imediações do evento. De acordo com a SMTM, não será permitido estacionar na rua Augusto Severo, e o fluxo na via ocorrerá em mão única no sentido Base Aérea. Já o trânsito na rua Tobias Barreto será em sentido único para a Venâncio Aires. As únicas vias que ficam com o fluxo de veículos cruzando a Augusto Severo, em direção ao bairro, são a Farroupilha, Tamoio e Venâncio Aires. Ainda de acordo com a SMTM, o início da fila de veículos com destino ao evento será a partir da Venâncio Aires.

Linhas especiais
A linha especial I (Estação Fátima x ExpoAer) começa a circular a partir das 9h30 desta quinta-feira e prossegue até as 16h. O ponto de partida será a Estação do bairro Fátima, passando pelas ruas Cristóvão Colombo, Dom Pedro II, Barão do Rio Branco, Itália, Tobias Barreto, Tamoio, retornando pela Barão do Rio Branco, Dom Pedro II, indo para Osvaldo Cruz, Getúlio Vargas e voltando pela Cristóvão Colombo (Estação Fátima).

Concentrada mais na área central da cidade, a linha especial II (Centro x ExpoAer) também opera no horário das 9h30 às 16h desta quinta. Os ônibus saem do Golden Center, na avenida Victor Barreto, indo pelas ruas Domingos Martins, Getúlio Vargas, Humaitá, Venâncio Aires, Cristóvão Colombo, Dom Pedro II, Barão do Rio Branco, Itália, Tobias Barreto, Dom Pedro II, Padre Anchieta, Getúlio Vargas, Inconfidência e voltando pela Victor Barreto (Golden Center).

Já a linha especial III (ExpoAer x Centro) circulará no horário das 16h às 19h. O roteiro terá a largada na rua Augusto Severo, passando pela Base Aérea, Tobias Barreto, Dom Pedro II, Padre Anchieta, Getúlio Vargas, Inconfidência e Victor Barreto (Golden Center). A linha terá retorno expresso para o ponto de estocagem localizado na rua Itália com Augusto Severo.

Sobre o evento

A Expoaer, também chamada de Portões Abertos, ocorrerá das 10h às 17h. A entrada será a doação de um quilo de alimento não perecível. A edição deste ano homenageará os 150 anos de nascimento de Santos Dumont, considerado o pai da aviação. As atrações incluem apresentação da Esquadrilha da Fumaça. A programação para as crianças inclui recreação infantil e brinquedos infláveis. O evento conta com a participação da Prefeitura de Canoas.

Texto: Fábio Radke
Edição: Carina Jung