Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/02/Vinicius-Thormann-26.jpg

Festa de Navegantes deve reunir mais de 5 mil devotos em Canoas

Na ocasião, será inaugurada 2ª fase do Santuário Sincrético Ecológico de Canoas 
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Um dos principais eventos da diversidade religiosa do município de Canoas, a 31ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá deve reunir mais de 5 mil pessoas no próximo dia 2 de fevereiro. 
A projeção é do diretor das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais da Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Social, Saulo da Silva Gil, apontando que a data neste ano cai em um domingo. “Será um grande evento. Esperamos superar a média de público já que as comemorações acontecem num final de semana, o que facilita muito para as famílias que querem prestigiar o evento e demonstrar sua devoção”.

Voltadas à valorização do sincretismo, a Festa de Navegantes 2020 envolve a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a Federação Afro Umbandista e Espiritualista Do Rio Grande Do Sul (Fauers), a Associação de Pescadores da Praia do Paquetá e a Prefeitura Municipal de Canoas.

As atividades têm início às 8 horas,  com missa na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, na rua Ana Nery, bairro Rio Branco, de onde uma imagem segue em procissão fluvial até a Praia do Paquetá. Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na rua Marechal Mallet, no bairro Harmonia, ocorre missa às 8h30 e, após, a imagem segue em carreata até a Praia do Paquetá.

O grande ato inter-religioso ocorre no Paquetá às 11 horas, seguido pela inauguração da 2ª fase do Santuário Sincrético Ecológico de Canoas, com suas 14 imagens dos Orixás, completando o grande projeto do Santuário na Praia do Paquetá. “É o segundo ano que estas entidades se unem para o ato inter-religioso. Além disso, a conclusão do Santuário Ecológico de Canoas, proposto pela Fauers, vem dando muito certo, inclusive impulsionando o turismo religioso no município”, apontou Saulo da Silva.
As festividades seguem pela parte da tarde. Às 15 horas acontece a oração do Terço junto à Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes e, às 18 horas, o encerramento das festividades com a oração da Ave Maria. “Toda comunidade católica, afro umbandista e devotos de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá está convidada”, convocou Saulo.

Cronograma do evento:

8h –Missa na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição
8h30 –Missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus
9h30 –Carreata da SCJ até a Prainha Paquetá
10h –Procissão fluvial
11h –Bênção dos barcos
11h15 –Ato inter-religioso
12h –Inauguração da 2ª fase do Santuário Sincrético Ecológico de Canoas
12h30 –Bênção da saúde
15h –Oração do terço junto à imagem de Nossa Senhora dos Navegantes
18h –Oração da Ave Maria

Assessoria de Comunicação