A Guarda Municipal de Canoas (GM) divulgou nesta quinta-feira (20) que as forças de segurança do município já realizaram 384 rondas, de forma escalonada, no entorno das 83 escolas da rede municipal desde o dia 6 deste mês. Somente hoje, GM, Defesa Civil e Diretoria de Fiscalização de Trânsito efetuaram 111 rondas, sendo 72 delas em escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e outras 48 em escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs).
“É importante todo este trabalho para garantir a sensação de segurança, principalmente para que os pais possam deixar seus filhos nas escolas sem qualquer tipo de receio”, explicou o diretor da GM de Canoas, Elizandro Silva.
Para o secretário interino de Transportes e Mobilidade (SMTM), Gilson Azevedo, a participação da Diretoria de Fiscalização de Trânsito na ação foi importante, uma vez que o órgão compõe as forças de segurança de Canoas. “Na última semana, fomos contemplados com sete viaturas, o que qualificou ainda mais o nosso efetivo. Nós disponibilizamos 11 das nossas 12 viaturas e dedicamos 22 agentes para estarem vigilantes nas escolas. E assim, participamos da ação Ronda Escolar com dedicação total”, pontuou.
Por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), Canoas enviará ao Ministério da Justiça um projeto para manter a Ronda Escolar de forma permanente. A medida fará parte do Programa Nacional de Segurança nas Escolas, através do qual o governo federal liberou um edital de R$ 150 milhões para municípios e estados qualificarem a segurança no entorno das escolas do país.
Além desta iniciativa, no âmbito municipal, outras medidas também serão implementadas, como sistema de monitoramento por câmeras de segurança dentro das escolas; botão do pânico e ampliação do contrato de vigilantes e porteiros nas instituições.
Dados da Ronda Escolar
Número total: 384
Rondas escolares em EMEFs: 237
Rondas escolares em EMEIs: 147
Texto: Everton Calbar – PMC
Edição: Carina Jung – PMC