A Fundação Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira (02), o Curso Introdutório para os candidatos inscritos no Concurso Público da Saúde, que selecionará 8 agentes comunitários de saúde e 5 agentes de Combate às Endemias para atuarem no Município.
A capacitação é uma das etapas classificatórias para o ingresso destes profissionais nos serviços de saúde da cidade. Políticas públicas de saúde, princípios e diretrizes do SUS, atenção primária à saúde e as competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento das funções foram alguns dos assuntos abordados durante a formação dos agentes.
O ingresso destes profissionais nos serviços de saúde possibilita maior qualidade na identificação dos problemas de saúde nos bairros e auxilia no planejamento de estratégias de intervenções mais efetivas e eficazes na prevenção de doenças e na promoção de saúde aos canoenses.
A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Miria de Camargo, ressalta a importância desses profissionais, que são o elo entre a comunidade e os enfermeiros e médicos da rede de saúde. “O trabalho dos agentes é de muita importância, pois são eles que atuam diretamente junto à comunidade, convivendo com as pessoas de uma região. Eles conhecem as famílias, acompanham as crianças e auxiliam em diversas questões de saúde.”
O curso aconteceu no auditório da Unidade Básica de Saúde Santa Isabel, e foi organizado pelas diretorias Técnica e de Gestão de Pessoas, da Fundação Municipal de Saúde e de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Canoas.