Idosos de Canoas se divertem na 3ª Gincana de Saúde

Atividade faz parte da programação do Mês da Pessoa Idosa. Evento desta quarta-feira (30) reuniu mais de 100 idosos.

Foto: Cristiano Junior

“Mulheres, guerreiras, unidas e companheiras”. Esse foi o grito de guerra da equipe “Lutadoras”, grupo de idosas formado na Unidade Básica de Saúde (UBS) São José, que participou da 3ª Gincana de Saúde do Idoso na tarde desta quarta-feira (3). Atividade, que faz parte da programação do Mês da Pessoa Idosa de Canoas, reuniu seis equipes e mais de 100 participantes no Ginásio Talentos Humanos, no bairro Harmonia.

Com a finalidade de promover a saúde dos idosos e a promoção do envelhecimento ativo, a Gincana reúne idosos que participam de grupos de saúde da pessoa idosa formados nas UBSs do município. Nos encontros periódicos, os idosos participam de atividades de lazer, promoção de saúde e conscientização.

A Gincana contou com oito diferentes tarefas, que valeram pontuação, tais como: execução de uma receita saudável, show de talentos, “qual é a música” e “show do milhão”, em que cada participante respondeu perguntas sobre prevenção de doenças crônicas, alimentação e hábitos de vida saudáveis. O nome da equipe, o grito de guerra, as vestimentas dos participantes e o preenchimento da caderneta de saúde da pessoa idosa também valeram nota.

Uma das coordenadoras da Política de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Rejane Silveira, explica que, na gincana, os idosos têm a possibilidade de desenvolver suas potencialidades em diferente aspectos, como os criativos e sociais. “Além da descontração e da diversão, a Gincana ainda estimula a socialização, o aprendizado, a troca de experiências e a conscientização da importância dos hábitos saudáveis”, explica Rejane.

Integrante da equipe “Lutadoras”, Eva Rosa da Silva, de 67 anos, veio para conquistar o bicampeonato: “fomos campeãs no ano passado com o grupo ‘Gatosas’ e esse ano queremos ganhar de novo”. Eva ainda afirma que as tarefas foram divididas entre as participantes, que são engajadas tanto nas atividades realizadas na UBS, quanto na própria gincana. “Cada uma ficou responsável por alguma tarefa e com a nossa união e luta, as Lutadoras vão vencer”, diverte-se.

Mês da Pessoa Idosa

Com o tema “Garantia de direitos para um envelhecimento ativo, sustentável, saudável e cidadão”, o Mês da Pessoa Idosa conta com diversas atividades para os idosos de Canoas, tais como: competições esportivas, gincana, fórum e baile, que deve reunir os 27 grupos de convivência para confraternização. O destaque fica para os Jogos de Integração dos Idosos de Canoas (JIIDOS), que chega a sua 20ª edição. Além destas, ainda estão previstas programações paralelas, como a inauguração da Central do Idoso, o ato de início das reformas do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e o evento de entrega do selo Empresa Amiga da Pessoa Idosa.

As ações são realizadas pela Central da Pessoa Idosa da Prefeitura de Canoas. Segundo a coordenadora da Central, Camila Ferreira, a programação do Mês do Idoso já é tradicional em Canoas e, neste ano, o objetivo “é ampliar e aprofundar ainda mais as ações na promoção, prevenção e proteção do idoso, sempre pensando na qualidade de vida e no envelhecimento ativo e saudável deste público”.

Confira a programação completa

Dia 8 até de 11 de outubro
A partir das 8h – 20º Jogos de Integração dos Idosos de Canoas (JIIDOS), no Centro Olímpico.

Dia 17 a 19 de outubro
A partir das 8h – 20º Jogos de Integração dos Idosos de Canoas (JIIDOS), no Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo).

Dia 25 de outubro
9h às 12h – V Fórum Metropolitano de Prevenção à violência contra a Pessoa Idosa, no Auditório Sady Schivitz, na rua Quinze de Janeiro, 11, Centro.

Dia 7 de novembro
14h às 17h – Baile do Mês do Idoso, na Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC).

Mais fotos: