Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/11/Vinicius-Thormann-17.jpg

Lazer e entretenimento animam manhã do Prefeitura Mais Perto na EMEF Guajuviras

Prática de yoga e competição musical fizeram parte da programação
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Em meio à agitação do horário de intervalo da aula, normal para uma rotina escolar, a professora de yoga Denise Flores teve a difícil missão de passar os ensinamentos dessa arte milenar para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Guajuviras. A atividade integra o cronograma da 5ª edição do Prefeitura Mais Perto, que chega ao seu terceiro dia nesta quinta-feira (8).

Com a participação de crianças e adolescentes, a atividade buscou reforçar a importância de integrar o corpo e a mente com ensinamentos da yoga, através da prática dos movimentos, das técnicas respiratórias e da meditação. A famosa posição da “ponte” foi a preferida da garotada, que recebeu elogios da professora pela dedicação aos movimentos.

Além dos serviços para a população, como confecção de carteira de trabalho, encaminhamento para vagas de emprego, atendimentos de saúde, entre outros, o Prefeitura Mais Perto também tem essa características de proporcionar momentos de descontração aos alunos da escola contemplada com o programa. Outra atividade que prendeu a atenção dos pequenos foi organizada pela Diretoria de Educação Inclusiva (DEIN) da Secretaria Municipal da Educação (SME). Chamada de “The Voice”, a brincadeira fez referência ao concurso de cantores, popular na televisão mundial.

A dupla de melhores amigas, como elas mesmas se definiram, Jordana Andriele, de 11 anos, e Joana Medeiros, de 10, alunas do 5° ano, escolheram a música Trevo, do duo Anavitória. “Gosto de cantar desde pequena, principalmente músicas em inglês. Eu aprendo sozinha e pratico em casa mesmo. Cantar é um hobby pra mim”, revela a pequena Jordana. Para Joana, cantar com a melhor amiga foi muito mais que diversão: “A música faz parte das nossas vidas, estamos unidas desde pequenas e a música é uma das nossas brincadeiras”, explica.

Os alunos cantores foram acompanhados pelo músico André Vicente, deficiente visual e pianista. “A participação de todos é bem-vinda nesse momento de descontração. O importante é eles se sentirem confiantes para cantar e o piano ajuda nesse momento”, ressalta André. Algumas opções de músicas foram dadas para os alunos, mas, mesmo que escolhessem alguma que o pianista não sabia, ele tratava de tirar as notas na hora, ouvindo a melodia pelo celular.

Todas as crianças foram presenteadas pela participação e coragem de expor os seus talentos em frente aos colegas. Além disso, os três jurados da DEIN viraram as suas cadeiras para todos os participantes, tal qual o programa de calouros que inspirou a atividade.

O Prefeitura Mais Perto na EMEF Guajuviras encerra no próximo sábado (10).

Assessoria de Comunicação