O Movimento Ação por Canoas (MACA) está promovendo, desde a última segunda-feira (13), o quarto módulo da Qualilar (Escola de Qualificação de Trabalhadores Domésticos), sobre “Etiqueta: Receber e Servir. Decoração e Arranjo de Mesa”, para pessoas em vulnerabilidade social.
A dona de casa Josiane Camargo Santos, 29 anos, moradora do bairro Mathias Velho, está participando pela primeira vez e vê a qualificação como uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. “É a primeira vez que participo dos cursos. Estou aprendendo muito e podendo passar adiante essa experiência, compartilhando com as minhas vizinhas, para que elas venham aqui também. Daqui a pouco, a partir daqui, eu posso arrumar um trabalho, além de ter amizades. Inclusive, já estou inscrita no próximo módulo de cozinha. Estou muito feliz com a oportunidade”, comemorou.
O presidente do MACA, Giovani Rocha, destacou a importância da qualificação oferecida pela Qualilar. “O propósito do nosso movimento é a qualificação de pessoas. Por conta disso, ficamos muito felizes em oferecer cursos profissionalizantes, como uma forma de preparação para essas mulheres, principalmente para atender essa população carente e que está a procura de um espaço no mercado de trabalho”, concluiu.
As inscrições para o quinto módulo – Auxiliar de Cozinha e Boas Práticas – estão abertas e devem ser realizadas, presencialmente, na Rua Passo Fundo, 730, no bairro Mathias Velho. Os cursos são gratuitos e abertos para o público em geral. Os pré-requisitos para participar são: ter mais de 18 anos, ser morador de Canoas e estar em situação de vulnerabilidade social.