Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/curso-plantas.jpg

Plantas medicinais, aromáticas e condimentares são tema de curso em Canoas

Download Imagem Original

Foto: SMDETI / Divulgação

Os benefícios e as propriedades de plantas medicinais, aromáticas e condimentares são compartilhados em um curso gratuito voltado à comunidade. O local das aulas teve alteração de endereço. O Centro de Referência do Idoso (rua Clemente Pinto, 91, Bairro Nossa Senhora das Graças) recebe a iniciativa que estava prevista para ser realizada, inicialmente, no Centro de Capacitação e Produção em Economia Solidária (CCPES).

Cerca de dez participantes estão inscritos nesta edição. O primeiro encontro ocorre nesta segunda-feira (27), das 8 às 12h e das 13 às 17h, e o encerramento será no final da tarde de terça-feira (28). A capacitação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), por meio da Diretoria de Economia Solidária e Apoio ao Cooperativismo, acontece em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Modo de uso
Os alunos do curso participam de uma verdadeira imersão no universo das plantas já estudadas e com benefícios comprovados. A diretora da Economia Solidária da SMDETI, Simone Mirapalhete, destaca algumas dessas plantas. “No curso, os participantes conhecerão as propriedades do alecrim, arruda, babosa, por exemplo. Também abordamos sobre chás, como camomila, gengibre, cavalinha, cidreira, capim cidró, entre outros”, destaca.

Simone ainda ressalta a importância das informações sobre o uso adequado de cada espécie. “É especificado como usar a planta, seja através de chá, infusão ou pomada. Ainda é ensinado como secar espécies”, conclui. A bióloga e instrutora do SENAR, Marília Pozo de Mattos Pereira, é a ministrante do curso e responsável pela apresentação das espécies.

Escritório de Comunicação – PMC