Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/02/14_12_CENTRAL_CAMERAS_DE_SEGURANCA_Guilherme_Pereira-2-2.jpg

Segurança apresentou 111 relatórios de inteligência para a prevenção e repressão de crimes em 2021

Os dados coletados e analisados são encaminhados como forma de subsidiar o trabalho da Prefeitura e das forças de segurança que atuam em Canoas
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira/PMC

A Secretaria Municipal de Segurança Pública divulgou, nesta segunda-feira (7), um balanço das atividades realizadas pela Diretoria de Inteligência e Análise Criminal (DIAC) durante o ano de 2021. Foram 111 relatórios elaborados, sendo 74 técnicos e 37 de serviço, que envolvem crimes como homicídio, tráfico de drogas, furto, roubo, receptação, arrombamento e desmanche de veículos. A DIAC também elaborou levantamentos sobre a atuação de facções no município e sobre pessoas que estariam sob ameaça ou em situação de vulnerabilidade, entre outros casos.

O objetivo dos relatórios é colaborar no planejamento de estratégias de ação com foco na prevenção e repressão a atos criminosos, conforme explica o secretário municipal de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt. “A atividade da Diretoria de Inteligência é importante porque ajuda a levantar uma série de situações e problemas e alertar não só a área de segurança, mas toda a estrutura do município, além de auxiliar na parte tecnológica, gerando resultados importantes no combate à criminalidade”, ressaltou.

Os dados coletados e analisados são encaminhados como forma de subsidiar o trabalho da Prefeitura e das forças de segurança que atuam em Canoas, como Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil, além da Polícia Rodoviária Federal, Susepe, Ministério Público, entre outras instituições. Também servem de contribuição para as reuniões do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), onde são discutidos assuntos estratégicos para o município.

Dados auxiliam na prisão de criminosos
No dia 20 de janeiro, a Diretoria de Inteligência e Análise Criminal auxiliou a Polícia Civil a prender em flagrante um homem que usava atestados falsos para comprar um medicamento de uso controlado, muito utilizado em golpes conhecidos como Boa Noite Cinderela. O DIAC levantou as informações e monitorou o caso até que fosse feita a prisão, subsidiando as atividades da polícia e gerando resultados importantes para a segurança do município.

Diretoria de Inteligência 
Desde janeiro de 2021, a Secretaria de Segurança Pública de Canoas conta com a Diretoria de Inteligência e Análise Criminal, responsável por realizar a coleta e o processamento de dados sobre a criminalidade, compartilhar as informações entre as instituições de segurança e, principalmente, nortear a atuação da Guarda Municipal.

Dessa forma, os indicadores de criminalidade são tratados com ferramentas inteligentes, o que permite a elaboração de estratégias de ação para prevenir e reprimir a ação de criminosos, auxiliando no trabalho dos gestores e aperfeiçoando as atividades realizadas pelas forças de segurança que atuam no município.

Escritório de Comunicação - PMC

[addtoany]