O mês de setembro registrou até o momento o menor número de óbitos por Covid-19 neste ano. Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, foram 11 mortes em decorrência da doença. Na comparação com março, período com o maior número de registros desde o início da pandemia, a redução de mortes é de 97,73%.
Até então, agosto havia apresentado o menor número de óbitos em 2021, com 19 vítimas. Desde junho de 2020, quando foram 20 mortes, o município não registrava um número tão baixo de vítimas fatais.
A queda nos óbitos está associada ao avanço da imunização e à testagem em massa da população, que facilita o rastreio e isolamento de pessoas com a doença. Canoas já tem mais de 94% dos adultos vacinados receberam ao menos uma dose e 64,54% completou o ciclo vacinal com as duas doses ou dose única.
Apesar da melhora do quadro da pandemia, a Secretaria Municipal da Saúde reforça a necessidade de a população seguir com os cuidados de prevenção, sendo um dos principais o uso correto da máscara. As medidas precisam ser seguidas também pelas pessoas que já completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 com as duas doses ou a dose única.