Nesta quarta-feira (15), o Escritório de Projetos e a Secretaria do Meio Ambiente conheceram a proposta do projeto de um novo parque que será instalado na Avenida Farroupilha, no bairro Marechal Rondon. O pré projeto do Parque Natural Q1, como está sendo chamado provisoriamente, foi aprovado por técnicos e arquitetos que participaram do encontro, e será repassado para análise de outras instâncias.
A secretária e chefe do Escritório de Projetos, Joceane Gasparetto, comentou os planos que estão sendo desenvolvidos para o empreendimento. “A articulação que fizemos é para desenvolver economicamente a região, preservando os bens ambientais. A nossa equipe apresentou um plano de necessidades para os empreendedores, com todas as exigências que nós fazemos para o parque de forma a ser um espaço qualificado de lazer”, disse.
O parque terá como foco desenvolver espírito de pertencimento, integração e educação ambiental, assim como estimular e valorizar o uso consciente dos recursos ambientais. O local será desenvolvido utilizando um design biofílico, que consiste em uma forma inovadora de criar ambientes naturais que melhoram a saúde e o bem-estar.
Para o Secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, a cidade ganhará um novo espaço de preservação ambiental e de extrema qualidade. Os próximos passos são os empreendedores responsáveis em implantar o Parque, realizarem a finalização do Projeto, para posterior construção cuja previsão é iniciar ainda em 2022.