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Urban95: pátios naturalizados nas EMEIs Vó Nelsa e Terezinha Tergolina são finalizados

Os ambientes dos pátios naturalizados, são repletos de elementos produzidos de forma sensorial e também inclui a vivência com animais da natureza
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Foto: Gabriel Abreu

Brincadeiras ao ar livre, com o uso de materiais totalmente sensoriais, agora fazem parte do cotidiano dos alunos das escolas municipais de Ensino Infantil Vó Nelsa e Terezinha Tergolina. O projeto baseado em ambientes naturalizados foi financiado pela Urban95, iniciativa voltada para a primeira infância e que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano. A finalização dos ambientes aconteceu nesta segunda-feira (13).

O projeto iniciou no ano passado e foi feito através de ação integrada com membros do Coletivo Taboa e consultoria do arquiteto Rafael Passos. Os ambientes dos pátios naturalizados são repletos de elementos produzidos de forma sensorial como, troncos, galhos, balanços de troncos, caixas de areia, buchas vegetais, argila, martelos de madeira, colher de pau, tirolesa, chuveiros e também inclui a vivência com animais, que demonstram cuidado e preservação, como um ninho de abelhas sem ferrão, dentro de uma caixa.

Para a diretora da EMEI Terezinha Tergolina, Rosangela Camargo Fiuza, os ambientes naturalizados além da integração com a natureza traz benefícios, não só para as crianças, mas também a todos que estão inseridos na comunidade. “Tudo acontece de forma muito natural. A natureza está integrada ao nosso ambiente. A nossa proposta é tornar a escola um ambiente leve e saudável a todos que compõem essa comunidade. Os elementos da natureza despertam o desafiador nas crianças. Quando eles retornam para a sala, voltam tranquilos e reenergizados”.

As crianças, de 0 a 6 anos, desfrutam do espaço, cada uma à sua maneira e com a sua especificidade. A diretora da EMEI Vó Nelsa, Clarice Duarte Barcellos, destacou a importância do projeto ser para todas as crianças da escola. “É uma riqueza em todos os sentidos, a infância no centro do processo. Aqui, eles vivenciam o contato com a natureza junto com o processo de criação, imaginação e socialização. É um espaço potente que auxilia lá na frente quando forem adultos, autônomos e cientes de si. O projeto agregou muito à escola. É muito bom vê-los aqui”.

Texto: Paula Barreto – PMC
Revisão: Valéria Deluca – PMC

 

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