Nesta quinta-feira (20), o Zoológico Municipal de Canoas (o MiniZoo), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, realizou a soltura de vários animais silvestres à natureza. Depois de serem resgatados, tratados, reabilitados e avaliados pela equipe técnica, eles estavam aptos para retornarem ao ambiente natural.
Dois urubus-de-cabeça-preta foram soltos no Parque Industrial Jorge Lanner, no Bairro Niterói, ambos foram encontrados sem conseguir voar, e passaram por treinamento e avaliação médica. Também foram soltos no local seis passeriformes, entre sabiás, bem-te-vis e pombas juritis, que chegaram filhotes e tiveram que passar por treinamento e avaliação antes de retornarem para a natureza.
O veterinário do zoológico, Daniel Vasconcelos, explica como é feito o processo, da recepção até a soltura dos animais. “Nesse período de verão, nós recebemos muitos animais, principalmente filhotes órfãos, pois é época de reprodução. Nós buscamos avaliar e treinar o animal, e programar a soltura o mais perto possível do ambiente de origem dele”, comentou.
Na ação, ainda foram soltos quatro gambás-orelha-branca e um gavião-carijó, na fazenda Escola, em Nova Santa Rita, e um carcará em Esteio. Todos os animais foram recebidos ainda jovens e também passaram por treinamento e avaliação no MiniZoo.
Em caso de encontrar animais perdidos ou machucados, contate a equipe do Zoológico Municipal de Canoas para mais orientações através do fone/whatsapp: (51) 9 9787-1078.
Maus-tratos aos animais é crime
Os animais silvestres são protegidos por lei e maltratá-los é crime. Para denúncias de maus tratos de animais silvestres ligue para Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (51) 3236-1800.