Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/Vinicius-Thormann-59.jpg

Google for Education é apresentado em evento para professores

Google for Education em Canoas
Google for Education chega para oferecer novas possibilidades de ensino para mais de 28 mil alunos
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

“O professor é fator essencial para o sucesso do Google for Education nas escolas de Canoas”. A frase do líder da plataforma na América Latina, Daniel Cleffi, explica o objetivo do Google Experience, evento que aconteceu durante esta quarta-feira (7), no Centro de Eventos do ParkShopping, para cerca de 2 mil professores da rede municipal de ensino de Canoas. Na ocasião, foram apresentadas todas as possibilidades das ferramentas do Google para serem utilizadas em sala de aula.

“O Google for Education é uma ferramenta poderosa para potencializar a relação entre professores e alunos, de colaboração e de aprendizagem. O projeto vai levar a tecnologia para dentro da sala de aula, o que é essencial para o nosso século e para as demandas da nossa sociedade”, salienta Cleffi.

O evento contou ainda com a participação do prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato; da vice-prefeita, Gisele Uequed; da secretária da Educação (SME), Neka Freitas; dos gestores técnicos da empresa GetEdu, empresa que prestará serviços de suporte técnico e formação continuada, Wellington Maciel e Marcele Garrido; e do professor de física e embaixador do YouTube Educação no Brasil, Ivys Urquiza.

Para o prefeito, o evento é um momento histórico, pois marca o lançamento do Google for Education para os educadores do município, que serão os multiplicadores da cultura digital dentro da sala de aula. “A tecnologia dentro das escolas públicas representa uma transformação na educação de Canoas, as ferramentas da Google são utilizadas em todo o mundo e, agora, vão fazer parte do cotidiano de milhares de alunos do município, um salto na qualidade de ensino”, destaca Busato.

Já a vice-prefeita, Gisele Uequed, ressalta que o Google for Education possibilitará que as escolas acompanhem a revolução cultural pela qual passa a sociedade. “Temos na nossa rede educadores excelentes, com projetos pedagógicos inovadores. O que tem início, hoje, é a introdução de uma ferramenta que vai oportunizar aos professores a ampliação de seus métodos de ensino e possibilidades de aprendizado aos seus alunos, formando cidadãos do futuro, agora”, destaca a vice-prefeita.

Google for Education

Com o desafio de levar a educação a um novo patamar de qualidade, a Prefeitura de Canoas fechou uma parceria, sem custos, com a gigante da tecnologia Google e vai implementar a plataforma Google for Education em todas as escolas municipais de ensino fundamental do município, o que beneficiará também os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA). Ao todo, essa política pública de inclusão digital vai impactar 28.240 alunos e mais de 1500 professores. O Google for Education alia novos formatos de ensino a uma série de aplicativos criados para realização de tarefas em rede, que otimizam o tempo dos professores e atraem a atenção dos alunos. O sistema permite que se realizem atividades online, pesquisas e construção de textos colaborativos, além de uma grande possibilidade de funcionalidades voltadas ao estudo.

Como vai funcionar?

A Prefeitura de Canoas adquiriu 1570 Chromebooks, computadores que darão o acesso às ferramentas Google. Cada uma das 44 escolas de ensino fundamental receberá, inicialmente, um carrinho móvel com 35 unidades para o uso dos alunos em sala de aula. Estes computadores foram projetados especificamente para serem usados em escolas, pois são compartilháveis, têm bateria com longa duração, não pegam vírus, são ultra resistentes e não têm nenhum valor comercial, uma vez que são inutilizáveis longe da escola, caso sejam roubados.

Todos os alunos e professores terão sua própria conta de e-mail, a fim de que tenham acesso às ferramentas e ao ambiente digital de ensino, que se assemelha às plataformas das universidades. Com a parceria, a Google disponibilizará ainda espaço ilimitado em nuvem virtual, onde os alunos poderão acessar as aulas e o conteúdo mesmo depois de sair da escola.

Um mundo de possibilidades para alunos e professores

Os benefícios do Google for Education são inúmeros: os alunos terão maior autonomia na construção do seu conhecimento, com recursos que facilitam a aprendizagem, e terão a oportunidade de ampliar suas possibilidades de pesquisa e criação, em um ambiente colaborativo e em contato com diversos conteúdos a qualquer momento e em qualquer lugar. Os professores terão acesso a todos os conteúdos do universo Google, que deixarão as aulas mais dinâmicas; poderão guardar todo seu material de forma segura em um espaço ilimitado; e ainda terão a possibilidade de compartilhar materiais e experiências com professores de qualquer lugar do mundo.

Mais informações no site do projeto www.canoas.rs.gov.br/googleforeducation

Assessoria de Comunicação