Canoas busca solução conjunta para qualificar o transporte urbano e intermunicipal

Foto: Alisson Moura

A Prefeitura de Canoas participa da discussão da possibilidade de implementação de um projeto piloto de integração no transporte coletivo urbano e intermunicipal. Nessa quarta-feira (23), o prefeito Jairo Jorge e o secretário municipal dos Transportes e Mobilidade, Marcos Daniel, participaram de uma reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) com a Secretaria Extraordinária de Apoio à Gestão Administrativa e Política e a Metroplan. Outros municípios da Região Metropolitana participaram do encontro realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari, na Capital.

Durante a reunião, o Governo do RS propôs acabar com linhas de ônibus urbanas e metropolitanas duplicadas. Canoas e Porto Alegre se colocaram à disposição para debater o assunto e dar sequência a uma possível integração das linhas. O tema é considerado complexo para solucionar o problema do transporte público na região, que sofreu bastante alteração com a pandemia. A compensação entre sistemas de bilhetagem é um dos pontos que deve ser construído.

A Granpal propôs que seja realizada uma reunião entre os órgãos jurídicos municipais e estaduais e as operadoras, para tratar de assuntos mais técnicos nos próximos dias. “É hora de agir. Esse é um projeto piloto e Canoas se colocou à disposição para que possa ser implantado, acabando com a sobreposição, criando mais linhas e serviços para o usuário e beneficiando a todos”, garantiu Jairo.

O secretário municipal de Transportes e Mobilidade, Marcos Daniel, destaca a importância do Governo do Estado pautar o projeto que propõe a integração do sistema de transportes metropolitano. “Agradecemos esse empenho do Governo do Estado por trazer essa proposta para um problema antigo que afeta a nossa região. Com a pandemia, temos uma nova realidade na circulação do transporte coletivo”, observa Marcos Daniel.

Saiba mais
* Conforme levantamento estadual, a demanda de passageiros totais para o sistema rodoviário de coletivos na região metropolitana é 53% do que era antes da pandemia, uma das justificativas para esta alteração proposta pelo projeto em discussão;
* Se antes, havia 900 linhas, 2.500 itinerários e 320 mil passageiros por dia, em dezembro de 2021 os números reduziram para 441 linhas, 1.250 itinerários e 172 mil passageiros.
* A mudança valeria apenas em horários de entrepico em dias úteis, entre 9h e 16 horas; nos demais, não haveria alterações. Somente na capital, o Estado afirma que são 434 km de linhas sobrepostas, ou seja, que recebem tanto linhas urbanas quanto metropolitanas. Porém, as metropolitanas se sobrepõem às urbanas em 93% do trajeto dentro da cidade.

Entenda melhor
Linha urbana
As linhas urbanas são aquelas em que os veículos trafegam dentro do município, isto é, transportam os passageiros dos bairros até o terminal.

Linha intermunicipal
Já as linhas intermunicipais são aquelas que os veículos trafegam de um município a outro, ou seja, ligam uma cidade a outra.

Escritório de Comunicação - PMC