SELO AMIGO RECICLADOR
O selo “Amigo do Reciclador” é um instrumento de divulgação das boas práticas de coleta seletiva em nossa cidade, de apoio e de fortalecimento das coopertativas de recicladores. O selo foi instituído pelo decreto nº 182 de maio de 2015 e têm alguns objetivos:
• Reconhecer o trabalho que muitas empresas e instituições já realizam no município;
• Estimular mais empresas e instituições a realizarem a gestão de seus resíduos na perspectiva ambiental e social;
• Reconhecer e divulgar o trabalho das cooperativas de reciclagem que realizam
a coleta seletiva em nossa cidade;
• Ampliar a coleta de materiais recicláveis e melhorar a renda dos trabalhadores das cooperativas;
Como obter o selo Amigo do Reciclador
O “Selo Amigo do Reciclador” é destinado às instituições sediadas em Canoas que implantarem a coleta seletiva de resíduos e os encaminharam corretamente para as cooperativas de recicladores contratadas pela prefeitura. Podem participar: industrias; comércios; instituições de ensino público e privado; associações de bairro e similares; organizações não governamentais; empresas prestadoras de serviços; condomínios residenciais.
Procure a Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (CAC) e protocoleo requerimento para o recebimento do Selo Amigo do Reciclador com a documentação solicitada
a) Nome completo da entidade;
b) Endereço, telefone e e-mail;
c) CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal;
d) Descrição de resíduos gerados;
e) Prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal
f) Apresentação do projeto de implantação da coleta seletiva: descrever quais são os resíduos gerados; como são separados e acondicionados e qual o destino atual;
g) As empresas deverão comprovar, documentalmente, que o transporte de rejeitos gerados para depósito de destino final (DDF) é devidamente licenciado pela FEPAM. Caso o transporte seja terceirizado esteja licenciada pelo mesmo órgão.
Inscreva-se no formulário no final da página
O que descartar
Plásticos em geral: copos, garrafas, sacos/sacolas, embalagens pet (refrigerantes, óleo, vinagre), canos e tubos de pvc e embalagens de produtos de limpeza.
Papel e papelão: jornais e revistas, listas telefônicas, folhas de caderno, formulários de computador, aparas de papel, cartolinas e papel cartão, rascunhos. Importante: não amasse
nem molhe os papéis.
Vidros: embalagens de vidro em geral (garrafas, copos, frascos de remédios vazios). Lembre-se de embrulhar bem os vidros quebrados para evitar acidentes.
Metais, alumínio e aço: panelas, torneiras, latas de refrigerante, cerveja (livres de resíduos contaminantes e tóxico); ferragens, chapas, cobre, embalagem de marmitex (sem resíduos orgânicos) e enlatados.
Sucatas: de ferro, cobre e arame.
Embalagens de Tetra Pack: embalagens de suco, leite e iogurte.
Óleo de cozinha: devidamente acondicionado em garrafas pet, bem fechadas.
Embalagens de isopor: sem resíduos orgânicos; (bandejas de carne e frios).
Endereços
SMMA
Rua Monte Castelo, 410 – Centro
Fone: 3236-1800 | sac.coleta@gmail.com
Atendimento ao cidadão
Rua Ipiranga, 120 – Centro – Canoas
Fone: 0800-510-1234