Os festejos farroupilhas em Canoas começaram neste final de semana como manda a tradição. Com o tempo firme, o público aproveitou a abertura dos eventos no Parque Eduardo Gomes, e as festividades começaram com as apresentações artísticas tradicionalistas. Os piquetes montados ao fundo do parque também já tiveram grande movimento de cidadãos que vêm conhecer e festejar a história gaúcha e de pessoas que sempre buscaram valorizar os usos e costumes campeiros.
Na noite deste sábado (14), o ato de abertura oficial dos festejos foi marcado pelos aplausos do público no corredor de piquetes, quando as bandeiras de Canoas, do Rio Grande do Sul e do Brasil chegaram ao palco montado, trazidas pelos cavaleiros da 12ª região tradicionalista. Os aplausos foram ainda mais efusivos quando a centelha da chama crioula apareceu no breve desfile, e quando foi entregue ao Prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, para acender a chama e dar início ao evento.
Durante o ato, o secretário da Cultura e do Turismo de Canoas, Mauri Grando, comemorou a grande presença de público. “Canoas não esquece a tradição, e a prefeitura faz de tudo para que ela se mantenha com qualidade. Estamos demonstrando que a cultura gaúcha é forte, e em Canoas ainda mais”, lembrou.
O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, lembrou das obras que a prefeitura tem feito para melhorar a apreciação da cultura, e para deixar o tradicionalismo vivo nas próximas gerações. “É uma satisfação muito grande, primeiro pelo empenho e dedicação demonstrado pelo povo que defende o tradicionalismo. Hoje estamos aqui celebrando uma das maiores festas do tradicionalismo gaúcho. E, segundo, porque temos o compromisso de construir uma cobertura para a cancha de tiro de laço. É um investimento de R$ 7,5 milhões. E já está em andamento a obra do Centro de Eventos. Tudo o que estamos fazendo é para que as gerações mais novas continuem levando o tradicionalismo adiante”, afirmou o prefeito.
Neste domingo (15), milhares de canoenses e turistas aproveitaram o dia de sol e calor para passear pelo parque, e assistir as apresentações artísticas. Com entrada gratuita, a extensa programação, elaborada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) com apoio da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC) e da 12ª Região Tradicionalista, é composta por atividades culturais, comidas típicas e oficinas, além do 16º Rodeio Internacional de Canoas, que atrai competidores de toda a região.