No Dia Internacional do Cavalo, que é celebrado neste (16) de março, a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA), ressalta a importância dos cuidados com esses animais. A Prefeitura de Canoas têm leis e políticas públicas voltadas a eles, como os programas Canoas do Bem e Pocotó Meu Xodó.
Diariamente, a SMBEA recebe denúncias de cavalos que estão em situação de vulnerabilidade e maus tratos. São animais encontrados soltos nas vias e usados como tração para carroças (conduta que é proibida por lei em Canoas). Os cavalos recuperados são avaliados, recebem vacinação e são vermifugados e microchipados. Todos esses cuidados acontecem para que eles tenham a plena recuperação e possam ser encaminhados à adoção, conforme destaca Elisa Zorn, responsável pelas adoções dos cavalos da SMBEA. “Nós temos critérios bem específicos sobre a adoção. Hoje, eles saem daqui, com todas as condições de saúde em dia. Nosso objetivo é tratá-los com a dignidade que merecem e encaminhar para um lar onde vão receber todo amor que precisam para viver sua aposentadoria”.
O secretário da SMBEA, Gabriel Gonçalves, falou sobre a importância do tratamento e da adoção responsável. “Nosso foco é o bem-estar animal. Já resgatamos mais de 200 cavalos e encaminhamos para uma nova vida, com o Canoas do Bem. Mas nesse dia especifico, é importante ressaltar que adoção é o que eles precisam”.
A égua Canoa (batizada com esse nome por ter sido resgatada na avenida das Canoas), junto com os filhotes Barco e Vela, são um bom exemplos deste tratamento. Canoa e os filhotes, aguardam para serem encaminhados à cabanha, lugar que trata os cavalos, e para adoção.
Em 2022, o programa Canoas do Bem, realizou centenas de trocas de cavalos que trabalhavam puxando carroças, por triciclos de recicláveis. E o Projeto Pocotó Meu Xodó encaminhou, para um novo lar, 20 animais.
Saiba mais sobre os critérios de adoção no contato : (51) 99138-5613 ou acessando: https://www.canoas.rs.gov.br/adocaodecavalos/
Texto: Paulo Barreto – PMC
Edição: Valéria Deluca – PMC