Na manhã desta quarta-feira, a partir das 10h, ocorre o lançamento do Loteamento Industrial Arbe, na rua João Goulart 2100, no bairro Industrial. O lançamento do loteamento é resultado de um esforço da Prefeitura em liberar áreas na mancha de inundação do Rio dos Sinos, após estudo técnico da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). A cerimônia também marca a autorização da empresa AGCO.
A partir do estudo, o Ministério Público Regional solicitou aos municípios da Bacia do Rio dos Sinos para que não autorizassem licenciamentos nas áreas, o que afetou milhares de hectares na região oeste de Canoas. Para reverter essa situação, a Prefeitura formou um grupo de trabalho e contratou o Instituto de Pesquisas Hidrológicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para realizar o estudo hidrológico.
Com a pesquisa concluída, em dezembro de 2022, a Prefeitura poderá licenciar as áreas apontadas como passíveis, sem gerar impacto regional. Também está tramitando a mudança do Plano Diretor Municipal, que restringe as áreas em que há o impacto. A secretária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), Joceane Gasparetto, ressalta que a decisão libera a instalação, ampliação e regularização de empreendimentos, com responsabilidade social e ambiental, preservando a Zona de Passagem das Cheias e outras áreas que devem ser preservadas no momento.
“A entrega do Loteamento Industrial Arbe marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento econômico na Região Oeste, com respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida da população. No local 48 lotes já foram comercializados para empresas que investirão 150 milhões, gerando aproximadamente 1.500 empregos diretos”, destacou a secretária.
A ampliação da empresa AGCO é um dos empreendimentos que serão beneficiados pela liberação das áreas. A empresa pretende expandir suas operações em Canoas, gerando milhares de empregos. “São ações e decisões que impactam positivamente na instalação e ampliação de centenas de empresas, gerando milhares de empregos, preservando áreas por ocasião das enchentes do Rio dos Sinos”, concluiu Joceane.
Texto: Andrei Fialho – PMC
Edição: Valéria Deluca – PMC