A 4ª edição da Cavalgada do Bem em Canoas arrecadou, neste sábado (10), mais de uma tonelada e meia de alimentos para garantir a ceia de Natal de famílias carentes. A ação é uma parceria da Prefeitura de Canoas, Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), Defesa Civil e Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul.
O grupo de cavalarianos se reuniu desde cedo no Parque do Gáucho e, logo após, percorreu ruas de três bairros canoenses: Mato Grande, Fátima e Rio Branco. Os alimentos arrecadados foram levados para o Parque do Gaúcho, no bairro Fátima, onde, também, ocorreu um drive-thru de arrecadação.
O objetivo da cavalgada é sempre arrecadar alimentos, mas, nesta edição, aconteceu o inverso: uma família recebeu os alimentos. A patroa do Piquete Guardião de Estância, Debora da Silva Garcia, se emociona ao relatar o ocorrido. “Quando eu cheguei, perguntei para a dona de casa se ela tinha 1kg de alimento para doar para a Cavalgada do Bem e ela me respondeu que fazia 3 dias que ela e o filho não viam comida. Bah, ouvir isso cortou meu coração. Corri até o carro, peguei uma sacola e entreguei para ela. E quando eu entreguei ela gritou para o pequeno ‘filho, hoje nós vamos comer’”, conta emocionada e destaca que ajudarão mais a família.
O diretor de Tradicionalismo da Secretaria Municipal da Cultura, Elcion Brys Gularte parabenizou a AETC e todas as entidades Tradicionalistas de Canoas pela iniciativa da realização de eventos que reúnem cultura, tradição e solidariedade. “Independente do tipo de cavalgada, seja a Cavalgada Solidária, realizada no mês de aniversário de Canoas, a cavalgada do Outubro Rosa, o movimento Azul e as Cavalgadas do Bem, o objetivo de todas elas é fazermos o bem. Para nós, é sempre motivo de alegria poder colaborar com ações que beneficiam aqueles que mais precisam”.
Cavalgada do Bem
A Cavalgada do Bem acontece todos os anos e, simultaneamente, no Estado todo, e conta com a participação de entidades tradicionalistas e grupos de cavalgadas que fizeram a inscrição pela internet. Os donativos arrecadados são destinados às unidades do Banco de Alimentos de todo o Rio Grande do Sul nas cidades onde a instituição está presente.