A manhã desta terça-feira (25) foi de retorno às aulas em seis EMEFs de Canoas. Foram cinco escolas do lado Leste que retomaram as atividades — as EMEFs Erna Würth, Duque de Caxias, Ildo Meneghetti, Walter Peracchi e Rondônia — e uma do lado Oeste — a EMEF Max Oderich. “É importante esse momento de retorno, para nós e também para nossas famílias, até para ter essa volta da rotina, da normalidade. Já estava com saudade da escola, dos amigos, dos colegas”, contou Pedro Supriano, 13 anos, aluno do 7º ano da EMEF Rondônia.
“Esse foi um período bem difícil, para nós e para as crianças, também. Os menores, todo dia, perguntavam sobre quando iam voltar para a escola. Estávamos muito ansiosos para esse retorno. Essa integração deles com os amigos, com os colegas, é algo muito importante nessa idade e fez bastante falta”, relatou Janeska da Silva Simão, mãe dos alunos Pietro e Eros Simão, de 12 e 9 anos, respectivamente.
Antes do início das aulas, a equipe diretiva fez uma dinâmica de acolhimento com alunos e responsáveis. “Muitos pais nos procuraram ansiosos para saber quando seria esse retorno. Foi um momento difícil para toda a cidade. Então, é importante ter essa retomada junto com toda a nossa comunidade escolar”, destacou a diretora da escola, Virgínia Mello.
Retorno das aulas
As demais escolas do lado Leste, que não foram afetadas, ainda são utilizadas como pontos de abrigamento. Já as outras EMEFs dos bairros atingidos precisam passar por vistoria, limpeza, avaliação estrutural e quantificação dos prejuízos. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que as aulas sejam retomadas em todas as escolas até o final do mês de julho.
Confira as EMEFs reabertas:
– EMEF Erna Wurth
– EMEF Duque de Caxias
– EMEF Ildo Meneghetti
– EMEF Walter Peracchi
– EMEF Max Adolfo Oderich
– EMEF Rondônia
– EMEF 7 de Setembro
– EMEF General Neto
– EMEF Tancredo Neves
– EMEF Leonel Brizola
– EMEF Theodoro Bogen
– EMEF Santos Dumont
– EMEF Ícaro
– EMEF Rio Grande do Sul
Texto: Gabriel Amaral
Edição: Escritório de Comunicação