O esporte já mudou, e continua mudando, a perspectiva de vida de milhares de famílias no mundo. É, sem dúvida, uma grande ferramenta de inclusão social. O projeto Atleta Cidadão do Futuro Educacional, que está no terceiro ano, impacta positivamente a vida de centenas de alunos canoenses no contraturno escolar, promovendo não apenas a prática esportiva, mas também o desenvolvimento pessoal e social. O evento de lançamento ocorreu na E.M.E.F. Paulo Freire, situada no bairro Guajuviras, nesta quinta-feira (25).
O Atleta Cidadão é uma parceria entre as secretarias de Educação e Esportes. Proporciona desenvolvimento de atividades esportivas, de diversas modalidades, a mais de 400 alunos, além de acompanhamento educacional, nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. “Aqui na escola temos o Judô, e eu posso dizer para vocês que, além do fato de tirarem eles das ruas, nós descobrimos vários talentos, auxiliando também na questão de disciplina. Então é um projeto fantástico”, conta a diretora da escola, Elisabete Fettuccia.
O evento contou com a presença do secretário adjunto do Esporte e Lazer, Edimilson André Tresoldi, que enfatizou a importância do projeto para a comunidade canoense. “O Atleta Cidadão do Futuro Educacional é mais do que um programa esportivo, é uma oportunidade de transformação e crescimento para nossos jovens”, afirmou.
Os alunos também expressaram seu entusiasmo com a iniciativa. Ana Silveira, 11 anos, compartilhou sua paixão pelo judô e seus planos de se tornar faixa preta no esporte. Já Nathalya Silva, 12 anos, revelou estar encantada com a oportunidade de explorar seu potencial nesse esporte e vislumbrar um futuro promissor nessa modalidade.
O programa se estende a 11 escolas do município, abrindo portas para novos talentos esportivos e promovendo valores fundamentais como disciplina, trabalho em equipe e superação.
Texto: Graziele Albuquerque
Edição: Eduardo Barros