Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/11/Derli_Colomo_Júnior_0001-1-1.jpg

Bocha adaptada traz atletas da região para campeonato em Canoas

Download Imagem Original

Foto: Derli Colomo

Na manhã deste sábado (24), 12 atletas de quatro cidades disputaram um campeonato Bocha Adaptada, alusivo aos 74 anos da Associação La Salle. Além dos Canoenses, a disputa trouxe para a cidade jogadores de Porto Alegre, Viamão e Novo Hamburgo. Para além da competição, o evento mostrou que o esporte também é uma forma de inclusão e entretenimento.

Disputada no Rio Grande do Sul há menos de 5 anos, a bocha adaptada chegou em Canoas faz pouco tempo, mas já conquistou novos praticantes, com atletas vinculados à Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef). E foram eles os anfitriões da disputa. Os vencedores foram Joel Storck, da Acadef, que ficou em 1º lugar, seguido de Luciano Dávila, do CTG Pousada da Figueira, em 2º; e  Pedro Alflen, também da Acadef, que levou o 3º lugar.

Apesar de ser um campeonato, o resultado fica em segundo plano quando o assunto é inclusão. De acordo com o responsável por trazer o esporte para Canoas, Joel Storck, a bocha ajuda também na sociabilidade do cadeirante. “Algumas vezes, as pessoas estão em casa, deprimidas, sem perspectivas, mas com a prática do esporte, faz novos amigos e tem uma nova oportunidade de entretenimento”, afirma.

Políticas Públicas

Para fortalecer, cada vez mais, os esportes inclusivos em Canoas, a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS) tem investido e apoiado diferentes práticas esportivas para pessoas com deficiência. Através da Diretoria da Pessoa com Deficiência,o Poder Público municipal tem buscado parcerias e promovido atividades de inclusão através das mais diversas modalidades esportivas.

 

Segundo o diretor da pasta, Jair Silveira. “A cidade tem se destacado por fomentar a prática esportiva para pessoas com deficiência, como o basquete e a bocha, além disso também temos o Jogos Paradesportivos de Canoas, o Parajac, que movimenta a cidade”, ressalta Jair.

Para participar

As pessoas com deficiência que estejam interessadas em praticar a modalidade podem entrar em contato diretamente com a Acadef ou pelo telefone (51) 992459584 para buscar mais informações.

Bocha em cadeira de rodas

A competição consiste em lançar bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. As canchas utilizadas para os jogos são de carpete e não de areia ou piso duro, como na modalidade tradicional. Algumas das regras do jogo também foram ajustadas para adaptar às limitações dos jogadores.

[addtoany]