//
Carreta Digital oferece cursos de tecnologia e inovação para alunos de baixa renda

Download Imagem Original
Foto: Bruna Ourique / PMC
As aulas dos cursos gratuitos do projeto Carreta Digital no município tiveram início nesta segunda-feira (10). As qualificações voltadas para alunos de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social acontecerão nas instalações do veículo itinerante estacionado na EMEF David Canabarro, no bairro Mathias Velho. A previsão é que a unidade móvel também visite ainda outras EMEFs da rede municipal de ensino.
O estudante Matheus Benites, de 13 anos, descreve como tomou conhecimento dos cursos. “A diretora e as professoras disseram que iam ter esses cursos gratuitos e eu me interessei. Eu gosto bastante de computadores e games e quero muito aprender mais sobre isso”, disse. A professora de lingua inglesa, Adriana Lovato, comemora a presença da Carreta Digital na instituição de ensino no bairro Mathias Velho. “É uma honra nossa escola ser a primeira a receber o projeto em nossa cidade. Especialmente por tudo aquilo que nos vivemos com a enchente”, afirma.
O projeto utiliza um ambiente físico real e imersivo, conhecido como Espaço Maker, equipado com materiais de alta tecnologia que os alunos podem explorar de maneira prática. Toda a estrutura fica dentro da carreta que percorre diferentes regiões do país, sempre proporcionando que aulas presenciais aconteçam, periodicamente, em locais que muitas vezes têm pouco ou nenhum acesso a esse tipo de recurso educacional.
“O primeiro dia de aulas foi bem legal. Eu fiquei muito feliz por que dava para ver o brilho nos olhos das crianças. Os cursos são bem atuais e já garantem um certificado para os participantes”, descreve o instrutor e professor de desenvolvimento de jogos, Émerson Rodrigues. Em Canoas, o projeto está com turmas nos cursos de desenvolvimento de jogos, manutenção de celular, montagem e configuração de PC Gamer (computador de alto desempenho) e robótica. Cada um deles possui carga horária de dez horas de aulas práticas presenciais e 20 horas de aulas online. Os participantes possuem idade a partir de 13 anos e estão matriculados do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A Carreta Digital é um inovador projeto de capacitação itinerante executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), uma organização dedicada a promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação educacional no Brasil. Com o apoio do Ministério da Comunicação, a Carreta Digital leva educação tecnológica de ponta diretamente às comunidades e escolas públicas, oferecendo cursos em robótica, computação e outras disciplinas essenciais para o futuro. Em Canoas, a proposta ainda possui a cooperação da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CanoasTec).
