//
Castração Tá On atendeu mais 300 animais apenas neste ano

Download Imagem Original
Foto: Alisson Moura
De janeiro a julho deste ano, a Secretaria de Bem-Estar Animal de Canoas (Sebea) atingiu a marca de 337 animais castrados através do programa Castração Tá On, que realiza o procedimento em cães e gatos das famílias canoenses em situação de vulnerabilidade social e com cadastro ativo no CadÚnico.
As inscrições para o programa acontecem a cada dois meses. Na última edição, o número de animais a receber o procedimento foi ampliado de 200 para 300, todos de forma gratuita. As castrações são realizadas sempre nas segundas-feiras na sede da Sebea (Avenida Boqueirão, 1986, Bairro Igara).
A secretária adjunta da Sebea, Fabiane Borba, destaca que o Castração Tá On é uma das iniciativas da secretaria para aumentar o número de animais castrados na cidade.
“Temos outras iniciativas que, desde janeiro de 2021, contabilizam 5.647 castrações em animais da cidade. No ano passado, foram 2.814, já em 2022 realizamos 2.833 procedimentos. O Castração Tá On é uma destas iniciativas que, sozinha, garantiu 337 esterilizações. Temos uma Política Municipal de Esterilizações e trabalhamos diariamente com foco em ampliar esses números”, afirma.
Ela destaca a importância do procedimento como forma de ajudar a saúde dos animais e combater o abandono e os maus-tratos.
“A castração ajuda a diminuir os problemas de saúde, como câncer de testículo, mama e útero, além de evitar o contágio de outras doenças como a imunodeficiência e a leucemia, e impede o cio e a gravidez psicológica”, garante. “Por fim, quanto menos animais tivermos pelas ruas, menor serão os casos de abandono e de acidentes envolvendo animais. É algo em que toda a sociedade ganha”, conclui.
Tutores e pets felizes
Quem aprovou o projeto foi Alessandro Bello da Silva, morador do bairro Mathias Velho, que já levou seus cinco animais para realizar o procedimento na Sebea: os cachorros Luck, Churros, Bete e Branco e a gata Mieti.
“Foi tudo excelente. Fui muito bem atendido e meus pets foram todos muito bem cuidados, recebendo atenção e carinho. A Prefeitura de Canoas está de parabéns por esta iniciativa e por dar um atendimento com tanto amor e carinho a cada bichinho que passa pelo procedimento”, relata.

Próxima edição
A próxima edição do Castração Tá On será realizada em outubro, em data a ser confirmada. Os interessados deverão se inscrever através do site da Prefeitura (www.canoas.rs.gov.br), ser morador de Canoas, ter renda familiar de até três salários-mínimos e cadastro ativo no CadÚnico.
Mitos e as Verdades sobre a esterilização, conforme a Sebea:
MITOS
1 – Castração é algo doloroso?
Não, porque antes do procedimento cirúrgico ele irá receber uma anestesia.
2 – O cachorro fica mais agressivo quando é castrado?
Pelo contrário, a castração evita que o cachorro tenha comportamentos violentos e agressivos, que, muitas vezes, acontecem pela necessidade de acasalar ou por instinto territorial. Alguns machos melhoram muito o comportamento depois que são cadastrados.
3 – O animal esterilizado engordará?
Não. O que engordará seu cão e seu gato é a falta de atividade física e o excesso de alimentação.
VERDADES
1 – A esterilização prolonga a vida do animal?
Ela diminui os problemas de saúde, como câncer de testículo, mama e útero, evita o contágio de outras doenças como a imunodeficiência, leucemia, também impede o cio e a gravidez psicológica.
2 – A esterilização é uma forma de prevenir o abandono?
O ideal é termos menos animais sujeitos ao abandono e a castração é processo que diminui muito esta possibilidade, ou seja, através dela, de forma gradual, não teremos mais animais nas ruas.
3 – Diminui a incidência de brigas?
Quanto menos animais perambulando nas ruas, menor o risco de ocorrerem disputas pelo território, que causam lesões e a até morte do animal.
Escritório de Comunicação PMC