Após período de tratamento e recuperação, Pudim, que foi resgatado pela Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA), vai viver em um sítio localizado na cidade de Gravataí. O animal foi entregue ao casal de adotantes, Lázaro Matheus Freitas da Fonseca e Carina Bertoti Santos, nesta quinta-feira (18).
O animal foi recuperado e resgatado após denúncia de ser utilizado para puxar charrete, prática proibida por lei em Canoas. O animal foi encaminhado para a cabanha contratada pela Prefeitura de Canoas, que atende os cavalos resgatados.
“Minha esposa se apaixonou pelo Pudim assim que viu a foto dele, foi amor à primeira vista”, comentou o adotante.
“A decisão partiu depois de já ter adotado outro cavalo, conversamos e vimos que tínhamos mais espaço e amor para dar. Fiquei sabendo do programa ‘Pocotó meu Xodó’ através de um amigo e fomos atrás de mais informações. Achamos que o processo de adoção é criterioso para garantir o bem-estar dos cavalos, mas plenamente possível de ser seguido para quem gosta e quer ter um animal como companhia. Preenchemos os documentos e depois eles nos chamaram para buscar o Pudim” contou Carina.
A secretária adjunta da SMBEA, Telma Moraes, ressaltou a importância dos acolhimentos. “Todos os cavalos que a secretaria retira das ruas recebem o tratamento adequado e ficam à disposição para a adoção. Não é um processo difícil, temos na página do Programa Pocotó meu Xodó, todas as informações necessárias. Hoje foi a vez do Pudim, mas ainda existem muitos cavalos para serem adotados”, explicou.
Recolhimento e tratamento
A SMBEA recebe denúncias de cavalos que estão em situação de vulnerabilidade e maus-tratos. São animais encontrados soltos nas vias e usados como tração para carroças. Os cavalos recuperados são avaliados, recebem vacinação e são vermifugados e microchipados. Todos esses cuidados acontecem para que eles passem pela plena recuperação e possam ser encaminhados à adoção.
Como adotar
Saiba mais sobre os critérios de adoção pelo (51) 99138-5613 ou acessando o site https://www.canoas.rs.gov.br/adocaodecavalos/
Canoas do Bem
O programa Canoas do Bem extinguiu os veículos de tração animal na cidade, com o intuito de acabar com os maus-tratos aos animais. Para isso, carroças e cavalos foram trocados por triciclos de reciclagem, e os participantes receberam cursos de capacitação, auxílio financeiro de R$300 e R$96 em passagens por seis meses. Ao todo, a iniciativa beneficiou 105 famílias e retirou cavalos e carroças das ruas da cidade.