Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/11/REDUZIDAS_25-11-2024-INICIO-16-DIAS-DE-ATIVISMO-NO-CALCADAO-12.jpg

Começam os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

Programação segue até 10 de dezembro, mobilizando entidades de Canoas
Download Imagem Original

Foto: Juliana Reis

A Coordenadoria das Mulheres de Canoas deu a largada na programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, nesta segunda-feira (25). Nesta tarde, junto ao Calçadão, a equipe da Prefeitura distribuiu material com a programação e sobre os serviços oferecidos pelo município, como o Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência Patrícia Esber (CRM) e do Centro Regional de Abrigamento para Mulheres em Situação de Violência (CRAM). Polícia Civil e Brigada Militar também apoiaram a atividade, com a Delegacia Especializado de Atendimento à Mulher e a Patrulha Maria da Penha.

Conforme a secretária especial da Coordenadoria das Mulheres, Vani Piovesan, o início da programação coincide com o dia 25 de novembro, que, por lei municipal, é o Dia Laranja, que traz uma alerta para a necessidade de prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas. “A ação 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos”, explica. O tema deste ano é Entrelaçadas pelo Fim de Todo o Tipo de Violência contra as Mulheres.

Na abordagem às mulheres que passavam pelo Calçadão, a bailarina Laura Soares, 40 anos, parou com a filha Hanari, de nove meses, para se informar. “É importante a gente conhecer o que a rede oferece e saber como o trabalho é feito. Essa mobilização deve acontecer o ano todo, informando as mulheres para evitar a violência”, disse a moradora do Centro.

Jardim ‘Para Sempre Elas’
Um dos principais eventos da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher ocorre sexta-feira, dia 29, a partir das 15h, na Casa Lilás. “As famílias das duas vítimas de feminicídio deste ano foram convidadas a participar da revitalização da Casa Lilás, onde vamos fazer um ato para sensibilizar sobre a importância dos familiares e amigos no apoio contra o crime. Serão colocadas duas placas com o nome das vítimas no jardim, para que não sejam esquecidas”, antecipa Vani.

Os dois casos de feminicídio foram registrados em Canoas em poucas semanas. No dia 29 de outubro, um médico foi preso suspeito de matar a mulher, com medicação de uso hospitalar. No dia 4 de novembro, outro homem foi preso acusado de ter matado a ex-companheira e enterrado o corpo no pátio de casa. Os dois crimes chocaram o município, que, em 2023, não havia registrado esse tipo de crime.

Programação:

Dia 26, 9h – Roda de conversa “Fortalecendo a rede de apoio e as estratégias para o enfrentamento da violência contra as mulheres”, no SAE (Avenida Guilherme Schell, 6184)
Dia 27, 14h – Roda de conversa “Fortalecendo a rede de apoio e as estratégias para o enfrentamento da violência contra as mulheres”, no Ambulatório T (Rua Araçá, 74)
Dia 28, 17h – Se liga no Disque Mulher, na Estação Canoas da Trensurb
Dia 29, 15h – Jardim para Sempre Elas, na Casa Lilás (Avenida Boqueirão, 2170)
Dia 30, 8h – Atendimentos especializados no Centro de Referência da Saúde da Mulher (Rua Brasil, 438)
Dia 3, 16h – Roda de conversa “Fortalecendo a rede de apoio e as estratégias para o enfrentamento da violência contra as mulheres”, no Centro de Acesso a Direitos Niterói (Rua Barão do Rio Branco, 91)
Dia 4, 13h – Roda de conversa “Fortalecendo a Rede de Apoio e as Estratégias para o Enfrentamento da Violência contra as Mulheres”, no CAD Mathias Velho, reunindo também o CAD Rio Branco (Rua Santa Catarina esquina com a Rua Cruz Alta, 3060/3420);
Dia 4, 14h – Roda de conversa “Violência contra as mulheres na terceira idade”, na Associação da Horta Comunitária União dos Operários (Rua 18 de Novembro, 400)
Dia 5, 14h – Peça FraudiBank: prevenção de golpes e fraudes financeiras contra a mulher idosa, no Auditório Multicultural La Salle (Avenida Victor Barreto, 2288)
Dia 5, 18h – Divulgação do CRM Patrícia Esber, na entrada Castelinho da Unilasalle.
Dia 6, 9h – Roda de conversa “Fortalecendo a rede de apoio e as estratégias para o enfrentamento da violência contra as mulheres”, no CAD Guajuviras (Avenida Dezessete de Abril, 1110).
Dia 10, 14h – Encerramento com apresentação do CRM e CRAM, no Auditório Bordo La Salle (Avenida Victor Barreto, 2288)

Escritório de Comunicação

[addtoany]