A obra do novo prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Canoas deve começar nos próximos dias. O prefeito Luiz Carlos Busato assinou, na manhã desta quarta-feira (19), o documento que autoriza o início da construção, que ficará na rua Arroio Grande, no bairro Mathias Velho. A conclusão da obra está prevista para 2020 e será executada pela empresa Projeobra Engenharia.
Atualmente, o CREAS funciona em uma sede alugada no Centro de Canoas. Com o novo prédio, o Município deve economizar, em média, R$ 55 mil por ano, uma vez que não pagará mais pela atual locação. O imóvel terá aproximadamente 220 metros quadrados, sendo o dobro do espaço onde se encontra o serviço. No total, o investimento é de R$ 530 mil, sendo a maioria do recurso federal e uma contrapartida do Executivo Municipal.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Luísa Camargo, o objetivo da obra é, além de qualificar o serviço, ampliar a rede de atendimento em Canoas. “Com um serviço destinado a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco, é extremamente importante termos uma ampla rede de assistência. São pessoas que tiveram os seus direitos violados por diferentes motivos e precisam de um atendimento humanizado e acolhedor”, destaca Luísa.
Como funciona o CREAS
No CREAS, são ofertados serviços ligados a Proteção Social Especial, organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), presente em todo o Brasil, atendendo situações de ameaça ou violação de direitos, situações de violência física, psicológica, sexual, ocorrência de abandono, maus-tratos, uso de drogas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, erradicação do trabalho infantil, entre outros. O público atendido neste local chega por demanda espontânea e também por encaminhamentos realizados pela própria rede de assistência social do município. Mensalmente, 150 atendimentos são realizados no CREAS do Centro.
O prefeito Busato destacou que essa é mais uma medida para reforçar a garantia dos direitos e da integridade da população de Canoas, através da rede de proteção e de assistência social do município. “Economizando com valores de aluguel, podemos investir na melhoria do atendimento, além da ampliação do serviço. É importante ressaltar que a rede de assistência social bem estruturada interfere em outras áreas, como educação, saúde e segurança pública”, ressalta Busato.