//
Dois locais de Canoas serão iluminados de azul em apoio a Campanha do Dia Internacional da Síndrome de Angelman
Dois pontos de Canoas ganharão uma iluminação especial na cor azul, a partir de segunda-feira (10), dentro da campanha de conscientização pelo Dia Internacional da Síndrome de Angelman, lembrado, mundialmente, no dia 15 de fevereiro. Os locais escolhidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana (SMSZU), são o letreiro oficial de Canoas, situado no bairro Niterói, e a Praça da Força Aérea Brasileira (FAB), no bairro Fátima.
A iniciativa pretende dar mais visibilidade às características desse distúrbio neurogenético raro, o manejo dos sintomas e as terapias à disposição para quem possui o diagnóstico. A exemplo de Canoas, a ação acontece, simultaneamente, em diferentes cidades espalhadas por mais de 40 países do mundo.
O que é Síndrome de Angelman
A síndrome de Angelman (SA) pode ser descrita como um distúrbio neurogenético raro ocasionado por alterações no gene UBE3A, que fica no cromossomo 15 materno, resultando na disfunção de uma proteína essencial para o funcionamento ideal do cérebro. Em virtude disso, o neurodesenvolvimento acaba afetado e, como consequência, implica em distúrbio severo do sono, deficiência intelectual, problemas gastrointestinais, ansiedade, crises epilépticas debilitantes, assim como problemas de equilíbrio e nos movimentos. Embora não seja uma condição degenerativa, o manejo dos sistemas ocorre por meio de um conjunto de terapias habilitativas com o objetivo de garantir mais qualidade de vida.