Foi aberta nesta quarta-feira (17), em Canoas, a ‘Exposição Villa Nênê: a cidade, meio ambiente e industrialização’. A mostra está aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na Casa dos Rosa, no Centro. O evento marca a participação da Secretaria da Cultura de Canoas na Semana Nacional de Museus.
“Nossa, aqui a gente tem um conhecimento imenso da cidade. Eu moro há anos em Canoas e sou apaixonada pela história do desenvolvimento daqui. É emocionante e maravilhoso”, destacou Leila Silveira, artista e produtora cultural que prestigiou a abertura.
Além dela, Tutti Gregianin, também produtor cultural e cineasta, marcou presença na exposição. “Eu acho bastante importante essa iniciativa. Principalmente pelo processo de restauro, então é muito interessante que se inicie esse processo de divulgação histórica da casa. Isso é bom, para que a população conheça essa história que coincide com a industrialização de Canoas”, comentou.
Segundo o historiador Airan Milititsky Aguiar, da SMC, a exposição segue a temática provocada pelo Instituto Brasileiro de Museus, que é a sustentabilidade. “Vinculamos a urbanização e a industrialização com a importância da Villa Nênê nesse processo”, explicou.
A exposição ficará na Casa dos Rosa até a conclusão da obra de restauro da Villa Nenê, no bairro Marechal Rondon, ainda sem previsão de término. “Essa exposição, alusiva à Semana Nacional dos Museus, resgata momentos importantes do processo de urbanização de Canoas e as transformações ocorridas na Villa Nênê”, salientou o secretário municipal da Cultura, Eliezer Pacheco.
Serviço
Exposição “Villa Nênê: a cidade, meio ambiente e industrialização”
Quando: a partir do dia 17 de maio
Local: Av. Victor Barreto, 2186, Centro
Horário: das 10h às 17h
Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Carina Jung – PMC