Um ambiente organizado, lúdico e tranquilo faz parte da rotina de famílias atípicas que estão acolhidas na EMEI Caramelada, no Bairro Guajuviras. Com apoio da Prefeitura, por meio da Unidade de Atenção à Saúde Mental, e com o trabalho de voluntários, um abrigo foi criado para receber exclusivamente pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O espaço está em funcionamento desde sábado passado (17) e hoje acolhe 31 pessoas — a capacidade é de 70 pessoas. Seis salas foram adaptadas para acomodar portadores de TEA e seus acompanhantes. Os colchões e as roupas de cama foram doados pelo jogador de futebol Alexandre Pato, que atuou no Sport Club Internacional.
O Instituto Causa Nobre, de forma voluntária, oferece serviços em parceria com profissionais, como neuropediatra, nutricionista, educador físico, acompanhante terapêutico, psicopedagogo e advogado. Essa colaboração multidisciplinar visa atender às necessidades das famílias e criar um ambiente acolhedor e seguro.
Segundo a psicóloga Paola Frizzo Pasquotto, a interação social e o espaço adequado às necessidades são pontos importantes para a ação ser bem-sucedida. “Aqui, elas podem encontrar um refúgio, onde são preservadas as rotinas e a presença da família, representando segurança e conforto. Contamos com profissionais de saúde mental e voluntários para proporcionar um ambiente de acolhimento e tranquilidade, onde a interação social pode ocorrer conforme as necessidades de cada criança”, explicou.
Mãe do menino Isac, que é portador de TEA, Fernanda Passos destaca o bem-estar que os familiares estão sentindo. “Temos um quarto para a nossa família. As crianças têm mais espaço para brincar. O apoio que recebemos na escola é sensacional, foi muito acolhedor. Isso faz diferença para todos, especialmente para ele”, afirmou.
Escritório de Comunicação