1ª Reunião do Fórum LGBTQIAP+ de 2021 discute políticas públicas e a inserção de pessoas trans no mercado de trabalho

Com o intuito de fomentar o debate sobre diversidade sexual e de gênero, foi realizado na noite de quinta-feira (9), pela Coordenadoria da Diversidade e Comunidades Tradicionais da Prefeitura de Canoas, a 1ª reunião do Fórum LGTBQIAP+ (sigla para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexo, assexuais e outras identidades) de 2021. O primeiro painel se concentrou na participação da comunidade para debater os desafios das políticas públicas para o enfrentamento ao preconceito e questões relacionadas à saúde física e mental.

O secretário da Coordenadoria, Carlos Santiago Buavas, destacou as ações que a pasta promoveu ao longo dos últimos meses para dar visibilidade e defender as lutas da população LGBTQIAP+, na construção conjunta de políticas públicas e a inserção no mercado de trabalho. “Precisamos reconhecer o que foi conquistado, sem esquecer que ainda há uma longa caminhada pela frente, especialmente, em um momento de retrocessos na garantia de direitos. Essas pessoas existem e precisam de acolhimento para desenvolver seu potencial. Direitos humanos são para garantir a vida de gays, lésbicas e transexuais. Mas, para garantir esse direito, é preciso que haja inserção deles na sociedade, através de oportunidades de emprego, ainda escassas devido a não aceitação e preconceito; luta pela permanência dessas pessoas nas escolas e, também, pelo aumento da consciência política dos gays, lésbicas e transexuais”, reiterou.

Para a ativista Alicce Camboim, a discussão é fundamental e precisa ser transversal, sendo necessário mobilizar todos os setores da sociedade, no sentido de entender e trabalhar essas diferenças para o acolhimento dessa população. “Nossa luta é, por exemplo, pela inclusão de trans no mercado de trabalho e pelo ressurgimento do Conselho LGBT”, lembrou.

Sobre a importância das reuniões do Fórum, Alicce lembra que é fundamental mostrar para a classe que essas pessoas têm um espaço na cidade. “Precisamos mostrar para os jovens que eles têm apoio, que podem voltar a estudar, que terão um futuro, porque há pessoas que estão debatendo políticas públicas voltadas para eles. Esse primeiro fórum do ano é um ponto inicial, estamos dando um replay em tanta coisa que já tinha iniciado e que agora precisa ser reiniciada”, defendeu.

Ao final do encontro, ficou definido que ocorrerão reuniões semanais para debater os desafios atuais para a militância e os próximos passos que serão tomados diante da atual conjuntura. Para mais informações sobre as datas dos próximos fóruns, é possível entrar em contato pelo (51) 3236-1069 ou (51) 99473-5310 com WhatsApp.

Escritório de Comunicação PMC