Com o objetivo de dar visibilidade às pautas e demandas da população travesti, transexual e transgênero, acontece, nesta segunda-feira (8), a II Marcha Trans de Canoas. Das 14h às 19h30, serão realizadas diversas atividades no Centro da cidade, com foco em conscientizar sobre as violências sofridas por essa população e seus direitos.
O evento é uma realização do Conselho Municipal LGBT de Canoas. Conta com o apoio institucional da Prefeitura de Canoas, que fará a cedência do Auditório Sady Schwitz para uma das atividades.
“Invisibilizar a população trans diante das políticas públicas cria a ilusão de que essas pessoas não existem, o que se torna cômodo e facilita a estigmatização de marginalidade, abrindo o caminho para a agressões físicas e morais. Nesse sentido, surge a realização das Marchas de Pessoas Trans, trazendo a sua luta mais importante, a manutenção do direito à saúde e ao direito de ser”, destaca a presidente do Conselho, Jeaniffer Alves de Souza.
O evento terá início às 14h, na esquina das ruas Tiradentes e XV de Janeiro, com ato pela valorização da vida das pessoas tran e a presença do Ambulatório T, do Conselho Municipal LGBT e do Fórum LGBT de Canoas, que farão a distribuição de informativos e estarão conversando com a população. Das 17h às 17h30, haverá a Marcha, com saída da XV de Janeiro, até o Paço Municipal, onde ocorrerá uma roda de conversa sobre direitos, saúde e empregabilidade das pessoas transexuais.
Marcha Trans de Canoas
A Marcha Trans é um movimento social anual que, assim como o Fórum e o Conselho Municipal LGBT de Canoas, busca a valorização, visibilidade e a fiscalização e proteção dos direitos da população LGBTQIAPN+ no município. Em Canoas, o evento surgiu em 2023, como forma de chamar atenção do poder público aos problemas enfrentados pela população trans.
Escritório de Comunicação