Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/centro-comercial-morada-cidada_reduzidas_gustavo-garbino-9.jpg

Inauguração do Centro Comercial II contou com série de atividades e serviços de Saúde para a população

Evento foi realizado na tarde dessa quinta-feira (02), no bairro Fátima
Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

Nessa quinta-feira (02), a Secretaria de Saúde de Canoas participou da inauguração do Centro Comercial II, no bairro Fátima, com uma série de atividades voltadas para levar informações e serviços de saúde para mais perto da população presente. Dentre as ações realizadas, destacaram-se as orientações de saúde da mulher, orientações alimentares e testes de prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Ao todo, foram oferecidas 60 orientações de saúde da mulher, com informações importantes sobre a prevenção de doenças e cuidados com a saúde íntima. Além disso, outras 30 orientações foram dedicadas à alimentação saudável, visando promover hábitos alimentares melhores e prevenir doenças associadas à má alimentação. A prevenção de ISTs também foi abordada durante a ação de saúde, com 30 orientações oferecidas aos presentes.

A vacinação também teve destaque na ação de saúde, com a aplicação de 08 doses da vacina Pfizer para crianças, 28 doses da vacina para adultos contra a Covid-19 e 07 doses da vacina Pfizer para bebês. Além disso, foram realizadas 05 pesagens para o programa Bolsa Família, que visa garantir o acompanhamento nutricional das famílias cadastradas.

O secretário de Saúde de Canoas, Aristeu Ismailow, comentou sobre a importância da ação. “Entendemos que a educação e a informação são fundamentais para prevenir doenças e auxiliar a população a ter uma vida mais saudável. É um momento de comemoração e ficamos felizes com o trabalho executado aqui hoje. Muitas pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid apenas hoje, fazendo valer nossa presença neste festivo momento”.

A saúde bucal não foi esquecida durante a ação de saúde, com 69 orientações oferecidas aos presentes. Foram distribuídas 250 escovas e 105 cremes dentais, visando incentivar a prática da higiene bucal e prevenir doenças dentárias.

Por fim, 14 orientações sobre testes citopatológicos (coleta de amostras para identificar câncer do colo do útero) e mamografias foram oferecidas durante a ação, visando conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce dessas doenças.

Texto: Alan Cardoso – PMC
Edição: Valéria Deluca – PMC