Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/10/26-10-ELEFANTE-LETRADO-Alisson-Moura-28.jpg
Educação

Oito escolas da rede municipal de Canoas recebem visita do mascote Elefante Letrado

Personagem da plataforma de leitura digital entregou certificados para os pequenos leitores
Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura

Compartilhe

Direto do mundo da leitura, cheio de carisma e aventuras para compartilhar, o mascote Elefante Letrado visitou alunos de oito escolas da rede municipal de Canoas, nos dias 25 e 26 de outubro.  O personagem faz parte da plataforma de leitura digital que conta com mais de 900 livros de diferentes gêneros textuais como contos, poesias, crônicas, fábulas, entre outros. 

Durante a visita na Emef Theodoro Bogen, na manhã desta quarta-feira (26), o Sr. Elefante entregou certificados para os pequenos leitores que leram mais obras durante o ano. Entre brincadeiras, músicas, trava-línguas e contação de história, os pequenos leitores das Emefs Ceará, David Canabarro, Rui Cirne Lima, Barão de Mauá, Theodoro Bogen, Walter Peracchi de Barcellos, Erna Wurth e Castelo Branco se divertiram enquanto descobriram os benefícios e importância da leitura com o Elefante. 

Através da parceria do Elefante Letrado com a Prefeitura de Canoas, iniciada em 2021 e válida até 2024, mais de 14 mil estudantes adquirem o hábito da leitura de uma forma prazerosa e em tom de brincadeira. Ao todo, 44 escolas do município utilizam a ferramenta. O recurso possibilita que o estudante faça seu próprio percurso de leitura, escolhendo entre títulos variados e avançando nos diferentes níveis à medida que realiza os jogos de compreensão da leitura, que estão alinhados a descritores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, os professores têm acesso a relatórios de desempenho dos estudantes, permitindo que educadores e estudantes reflitam sobre o progresso nas diferentes habilidades de leitura. Os alunos também conseguem gravar as leituras e responder questões sobre as obras.

Leitura x Socialização 

Além de desenvolver a escrita, memória, senso crítico e fala, a leitura pode ser uma boa aliada na hora de socializar com os colegas. Para Diogo da Cunha Corrêa, aluno do 5° ano da Emef Theodoro Bogen e usuário da plataforma desde março deste ano, os assuntos vão desde personagens favoritos a indicações de livros na troca de experiências literárias. “Depois que eu conheci o Elefante Letrado eu comecei a ler muitos livros e conversar com os colegas sobre o que eu leio e até recomendo os que já li. Às vezes, a gente brinca de leitura oral, eles leem pra mim e eu leio pra eles”, relata, animado. Diogo também foi um dos alunos que ganhou certificado por ter lido 55 livros. 

Professora Elefante Letrada

Se dentro da plataforma há o Elefante Letrado, fora dela, especificamente na Emef Theodoro, temos Sanira Chuquel Antunes, professora do 5° ano e mais conhecida como  a ‘professora Elefante Letrada’. A docente descobriu a plataforma através dos cursos disponibilizados pela prefeitura e de lá pra cá, não só usa como recurso em sala de aula como faz propaganda da ferramenta pelos corredores escolares. “Eu percebi que o aprendizado deles na sala de aula mudou muito, porque de uma forma ou de outra a leitura influencia muito na escrita dos alunos. E eles amam a plataforma. Rola até competição para ver quem lê mais e isso aumentou inclusive os números de leitores em sala de aula”, destaca. 

Segundo a consultora pedagógica da plataforma, Karen Molina, além de uma biblioteca online, com jogos e atividades, há uma equipe que prepara todo o material disponibilizado na plataforma. “A escolha dos livros é feita por uma curadoria especializada, que seleciona autores de acordo com cada nível de proficiência, faixa etária, número de palavras e complexidade”, salienta.

Sobre o Elefante Letrado

A plataforma gaúcha de leitura digital foi fundada em 2013, com o propósito de promover a formação do hábito da leitura e o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Ela também pode ser utilizada na Educação Infantil.

O Elefante Letrado está presente em mais de 15 estados brasileiros e cinco países, Brasil, Estados Unidos, Holanda, Japão e Reino Unido. O acervo inclui obras em português e inglês. Nomes como Ziraldo e Monteiro Lobato são encontrados na plataforma. 

O site também é acessível para crianças com dificuldades motoras ou dificuldades de visão. Saiba mais sobre a primeira plataforma digital de leitura para estudantes do Ensino Fundamental através do site www.elefanteletrado.com.br.

 

Escritório de Comunicação PMC

Mais fotos: