Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/WhatsApp-Image-2023-05-12-at-12.19.09.jpeg

Procon Canoas fiscaliza lojas e dá dicas de compras para o Dia das Mães 

Download Imagem Original

Foto: Divulgação/Procon Canoas

O Procon de Canoas realizou uma ação especial de fiscalização, com objetivo de verificar os preços dos produtos diante do aumento na procura por presentes para o Dia das Mães, comemorado neste domingo (14). O trabalho ocorreu entre os dias 8 e 11 de maio em estabelecimentos localizados nos dois shoppings e em algumas lojas localizadas na região central da cidade.

A fiscalização totalizou 210 lojas. Destas, 50 foram notificadas a corrigir a precificação dos produtos expostos em vitrines ou no interior dos estabelecimentos. “A omissão de informações completas e apropriadas ao consumidor caracteriza crime contra a relação de consumo. Cabe à população exigir o cumprimento de seus direitos por parte de todos os fornecedores de bens e serviços e, caso haja violação, oferecer denúncia ao Procon contra os estabelecimentos que desrespeitam as determinações do Código de Defesa do Consumidor” explica a diretora do Procon Canoas, Taís Marques.

Os consumidores que se sentirem lesados devido aos preços praticados podem procurar o Procon de Canoas para realizar denúncia, na Rua General Salustiano, 142, bairro Marechal Rondon, ou pelo WhatsApp (51) 9.9149.0991.

Dicas para as compras do Dia das Mães

Pesquise Preços

É comum encontrarmos variação de preços em um mesmo produto. Atualmente no Brasil vigora o regime de liberdade de preços, ou seja, o comércio é livre para precificar como achar coerente. Uma boa dica é realizar uma pesquisa do produto que pretende adquirir.

Compare os valores à vista e a prazo

A lei determina que os estabelecimentos coloquem o valor total à vista e, quando houver diferença, o total a prazo das mercadorias. Além disso, é necessário ter o valor das parcelas, o prazo de pagamento, os juros e encargos incidentes sobre o produto. Com esses dados em mãos, fica mais fácil verificar se é viável a compra da mercadoria.

Observe a política de trocas em lojas físicas

Lojas físicas não são obrigadas a trocar produtos em casos de arrependimento, somente quando os produtos apresentarem vícios/defeitos. O que acontece é que muitas realizam a troca em casos de arrependimento por cortesia. Antes de realizar sua compra, verifique se a loja de interesse faz trocas de mercadorias e qual o prazo máximo para efetivá-las. 

Exija nota fiscal

A nota fiscal é seu comprovante de compra e permite que você acione a garantia e troque o produto, quando for o caso.

Atenção: direito de arrependimento somente para produtos comprados pela internet ou telefone

O direito de arrependimento de sete dias, que consta em lei, é somente para produtos que o consumidor não consegue verificar no momento da compra, ou seja, produtos comprados à distância.

Pagamento

É proibida a cobrança de valor mínimo para vendas em cartão de débito ou crédito.

 

Texto: Everton Calbar – PMC
Edição: Carina Jung – PMC

[addtoany]