Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Image-2025-11-04-at-14.51.43.jpeg
Educação

Projeto Contenções que Falam: Cidade que Ensina e Preserva chega às escolas da rede municipal de Canoas

Download Imagem Original

Foto: Divulgação

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Desmistificar a ideia de que o dique é apenas um montante de terra, evidenciando que se trata de um importante dispositivo de segurança, cuja construção demanda o trabalho de diversos profissionais e o uso de diferentes materiais. Este é o objetivo do projeto “Contenções que Falam: Cidade que Ensina e Preserva”, desenvolvido pela Prefeitura de Canoas em escolas da Rede Municipal de Ensino.

A ação é uma parceria entre as secretarias da Educação, de Obras e Reconstrução e da Mulher, Cidadania e Inclusão, e busca integrar conteúdos sobre sustentabilidade e preservação ambiental ao cotidiano escolar. O projeto também alerta sobre os impactos do descarte irregular de resíduos, que comprometem o funcionamento e a durabilidade dos diques e demais estruturas de contenção da cidade.

Desde sua implementação, no mês passado, a iniciativa já passou por quatro escolas da rede municipal: EMEF Pinto Bandeira, EMEF Barão de Mauá, EMEF Cirne Lima e EMEF Paulo VI, onde a atividade foi realizada na última terça-feira (4).

As visitas são conduzidas pela chefe de unidade Camila Andreza, da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão. As próximas edições do projeto estão previstas para este mês nas escolas EMEF David Canabarro, no dia 18, e EMEF Arthur Pereira de Vargas, no dia 25