O rápido avanço das obras de recuperação do asfalto das principais vias da cidade pode ser sentido cada vez mais pelos canoenses. Até o momento já foram asfaltados 40 km, o dobro do balanço anterior, que registrou 20 km de obras concluídas até a primeira quinzena de janeiro.
A Prefeitura de Canoas está aplicando o valor do financiamento contraído pela gestão anterior para a implantação do aeromóvel em um projeto de mobilidade mais amplo, que beneficia toda a cidade. O valor atualizado, que é de R$ 223 milhões, está sendo investido na recuperação do asfalto, que deve beneficiar 90 km de vias municipais.
Com atuação paralela em várias frentes de trabalho, para viabilizar a revitalização simultânea de inúmeras vias, a Secretaria Municipal de Obras (SMO), que está à frente da empreitada, tem recebido elogios dos canoenses pela qualidade do serviço realizado.
E a tarefa de revitalizar a pavimentação não é fácil. Em muitos casos, é necessário, antes da aplicação do novo asfalto, realizar o procedimento de fresagem. Esta etapa consiste na utilização de um maquinário específico que cria ranhuras e retira grande parte do asfalto antigo, para assim permitir que o novo seja aplicado.
Dentre os principais trechos já asfaltados estão o viaduto da avenida Rio Grande do Sul, a avenida Boqueirão (entre as ruas A. J. Renner e Alexandre de Gusmão), a avenida Santos Ferreira, a rua Brasil e a rua Florianópolis.