//
SEBEA realiza atendimentos veterinários para os animais do Acolhida do Bem

Download Imagem Original
Foto: Guilherme Pereira
Em funcionamento há pouco mais de um mês, a Acolhida do Bem recebe, todos os dias, pessoas e animais no Colégio São Paulo, no Bairro Niterói. No local, todos os moradores em situação de rua e seus animais são abrigados do frio e recebem alimentação de qualidade e acesso aos serviços da Prefeitura de Canoas.
Para atender os pets, todas as terças e quintas-feiras a Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (SEBEA) realiza atendimentos veterinários na Acolhida do Bem. Conversas com os tutores sobre a saúde dos animais e cuidados necessários são realizadas, vacinas polivalentes e vermífugos são aplicados.
Os animais que não são castrados são encaminhados para a realização do procedimento. Ao todo, foram 36 atendimentos feitos aos pets de Canoas através da ação da SEBEA.
Gilson Machado de Lima, de 37 anos, é um dos que buscam todos os dias o acolhimento da Prefeitura. Ele é tutor da cadelinha caramelo Lady, que já recebeu atendimento veterinário através da ação da SEBEA. “Tanto eu quanto a Lady somos muito bem atendidos aqui. Acho muito legal esse atendimento que fazem para os animais aqui, é muito bom”, afirma.
Para a secretária da SEBEA, Cristiane Amabile, o atendimento aos pets demonstra uma visão integral da Prefeitura de Canoas sobre o acolhimento no inverno.”É uma alegria fazer parte de um governo que se preocupa em acolher todos, inclusive os nossos animais de rua. Isso mostra o quão grande e abrangente é a Acolhida do Bem, fazendo toda a diferença na vida das pessoas e seus pets”, explica.
Casos atendidos
Henrique Cardoso é um dos médicos veterinários que presta atendimento aos animais no Colégio São Paulo. Ele conta que dois cães já foram atendidos vítimas de um atropelamento.
“Um dos animais teve apenas uma luxação muscular, ganhou medicação e ficou bem. Já o outro tinha uma fratura que, pelo que verificamos, existia há meses. Por isso, levamos o animal até à SEBEA para receber o devido atendimento”, conta. “No geral, os casos são leves e os animais costumam estar bem. Mas seguimos todas as terças e quintas, acompanhando eles e checando se todos estão bem”, finaliza.
Ginásio Colégio São Paulo
O espaço possui estrutura e equipamentos para atender cerca de 150 pessoas em situação de rua por dia. Além de terem acesso a duas refeições diárias, os usuários podem dormir, fazer a higienização nos banheiros e vestiários, e ainda contam com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e educadores sociais.
Todos os dias, os portões do colégio são abertos às 18h para receber as pessoas que precisam de acolhimento. Todos passam por uma triagem, realizando o teste da Covid-19, requisito para poder entrar no local.
Escritório de Comunicação - PMC