Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/10/07-10-25-SEMANA-DA-PESSOA-IDOSA-VISITA-JULIA-KRAUSPENHAR-16.jpg
Mulher e Inclusão

Semana do Idoso promove visita ao Casa Lar Santa Terezinha em Canoas

Ação reuniu integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer e moradoras da instituição
Download Imagem Original

Foto: Julia Krasuspenhar

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Como parte das atividades da Semana do Idoso de Canoas, integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer realizaram, nesta terça-feira (7), uma visita ao Casa Lar Santa Terezinha do Menino Jesus, administrada pela ONG Chimarrão da Amizade. Localizado em Canoas, o lar abriga 16 mulheres e tem 44 anos de existência, enquanto a ONG responsável pela administração completa 40 anos de atuação.

Durante o encontro, foram realizadas dinâmicas de integração, palestras e conversas voltadas à saúde e bem-estar das idosas. As visitantes compartilharam experiências de superação e abordaram temas como a importância do autocuidado e da prevenção ao câncer.

A educadora social Ana Cristina Ribeiro Rodrigues, da Liga de Combate ao Câncer, destacou o objetivo da ação, “Estamos aqui dentro da programação da Semana do Idoso, promovendo visitas e palestras que fortalecem o relacionamento com a nossa população e aproximam as pessoas do cuidado com a saúde”, afirmou.

A voluntária Elizabeth Freitas, integrante do grupo, relatou sua experiência de vida e o impacto das ações comunitárias, “Participo há muito tempo de projetos e sempre busco passar adiante os aprendizados dos meus 23 anos de tratamento. Essa troca é uma oportunidade para mim e para outras pessoas, e o acesso à medicação pelo SUS garante mais qualidade de vida”, ressaltou.

Moradora do lar, Rosangela Batista agradeceu pela visita e pela atenção recebida, “Essas ações são importantes para falar sobre o câncer e trazer uma palavra de conforto e orientação. Nos sentimos lembradas e acolhidas”, comentou.

O grupo visitante é formado por 22 mulheres do projeto Grupo de Superação 2 do Câncer, que realizam palestras e atividades em entidades, escolas, postos de saúde e empresas. As dinâmicas incluem brincadeiras que estimulam a coordenação motora e o convívio social, reforçando que o cuidado com o idoso vai além do tratamento médico também envolve carinho, escuta e inclusão.