Unidade Caic atendeu 490 pacientes da UPA Boqueirão nos primeiros dias como retaguarda

Foto: Bruna Ourique
Nos 11 primeiros dias atuando como retaguarda da Unidade de Pronto-atendimento (UPA) Boqueirão, a unidade de saúde Caic, no bairro Guajuviras, realizou 490 atendimentos. A unidade passou a atuar, no dia 31 de março, como apoio da UPA realizando atendimentos não urgentes e de pouca urgência durante a noite, com o objetivo de reduzir a demanda e as filas de espera na Unidade de Pronto-atendimento.
A maior parte dos atendimentos realizados na unidade de saúde Caic entre 31 de março e 10 de abril foi de procedimentos de triagem de enfermagem e consultas médicas. Na unidade também foram realizados exames, testes rápidos, administração de medicamentos e curativos. “São modificações e ajustes necessários que faremos em relação às UPAs e, também, em relação às unidades de saúde, traduzindo num maior conforto e segurança dos atendimentos em atenção primaria e também das emergências”, comenta o secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez. “Nossa ação está em produzir, em todos os locais, melhorias, segurança e conforto para os canoenses. Estamos realizando uma gestão vertical, uma gestão que procura resolver a ponta das nossas dificuldades, agora sim, com o tempo, espaço e condições necessárias para que o canoense possa ser atendido com dignidade.”
Durante o dia, das 7 às 19 horas, o atendimento na unidade de saúde Caic segue ocorrendo normalmente, sem mudanças para a população. O local passa a atuar como apoio para a UPA Boqueirão somente a partir das 18 horas, seguindo até a meia-noite. No período do dia em que a unidade de saúde atua como retaguarda da UPA Boqueirão, a equipe do Caic conta com dois médicos, duas enfermeiras, três técnicos de enfermagem, um profissional de higienização e um recepcionista. A unidade possui ainda uma ambulância e um automóvel para os deslocamentos.