Os indicadores criminais neste começo de 2025 apresentaram reduções no município. Conforme dados do Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC) de Canoas, os homicídios dolosos (intencionais) registraram redução de 75% em janeiro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, com uma queda de 12 para 03 ocorrências de mortes violentas, ou seja, um número quatro vezes menor. Canoas encerrou ainda o mês de janeiro sem nenhum caso de feminicídio e nem latrocínio (roubo com morte), ambos delitos contra a vida das vítimas.
Com igual redução de 75%, o roubo a estabelecimentos comerciais teve uma queda de 04 casos no primeiro mês do ano de 2024 para somente 01 caso relatado as autoridades policiais em janeiro de 2025. Já o roubo a pedestres caiu 41,9% no mês de janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado. Os delitos do gênero diminuíram dos 74 em janeiro de 2024 para 43 casos. A maior parte dos roubos a pedestres em janeiro esteve concentrada nos bairros Centro e Guajuviras. O maior volume de ocorrências, com 79% do total, ocorreu em via pública. A região da Av. Guilherme Schell registrou a maior incidência, especialmente, das 22 às 23h59.
O furto de veículos em território canoense diminuiu 36,4%, com a redução de 33 para 21 casos. O roubo de veículos, que acontece mediante a presença do proprietário e até com uso de força, também contabilizou queda de 36,8%, indo de 19 episódios informados para 12 no comparativo.
Os dados do OSPC são estruturados a partir da geração de boletins de ocorrências, juntos as diferentes forças policiais, e todos os dados ficam à disposição dos gestores da segurança pública. As estatísticas acabam sendo empregadas como base para o planejamento de ações estratégias e planejamento de políticas públicas de enfrentamento à violência na cidade.