Nesta quarta-feira (7), foi realizada uma ação integrada de abordagem social a pessoas em situação de rua nos bairros Niterói, Fátima e Rio Branco. A iniciativa contou com a participação das equipes da Assistência Social, Serviços Urbanos, Ronda da Habitação e Guarda Municipal.
Durante a atividade, cinco pessoas em situação de vulnerabilidade foram abordadas pelas equipes técnicas. Cada caso foi avaliado individualmente, com oferta de acolhimento em albergues municipais e orientações sobre a possibilidade de reintegração ao convívio familiar. Além da escuta ativa e encaminhamentos sociais, também foi realizada a retirada de materiais acumulados em diversos pontos da cidade, como o Ginásio Getúlio Vargas, Praça Dona Mocinha, Passarela Nicolau Seibel com Guilherme Schell, Praça Imaculada, entorno do Mercado Todo Dia (abandonado) e da antiga UPA do Idoso.
A comerciante Júlia Habigzang, proprietária da loja Chellys Calçados, no bairro Rio Branco, elogiou a ação: “Hoje vi uma ação da Prefeitura maravilhosa, que parecia um sonho, ouvindo os moradores, que já estavam temerosos com o entorno e o comportamento das pessoas em situação de rua, e oportunizando a reabilitação e uma vida com mais qualidade.”
Eduardo Rafalha, comerciante da Nova Lê, também no bairro Rio Branco, destacou a importância da iniciativa: “Agradeço esse trabalho social que está sendo feito com pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente usuários de drogas, encaminhando para oportunidades reais de mudança.”
“Estamos aqui na Praça Imaculada com o objetivo de oferecer tratamento, acolhimento e a chance de reinserção no mercado de trabalho. Sabemos que muitas vezes o retorno não é imediato, mas seguimos firmes com nosso compromisso de reconstruir histórias de vida”, afirmou o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas.
As abordagens sociais seguem sendo realizadas continuamente em Canoas, com o propósito de promover dignidade, qualidade de vida e o retorno ao convívio social de pessoas em situação de rua.