Na manhã da última terça-feira (26), representantes da Secretaria de Cidadania, Mulher e Inclusão (SMCMI), estiveram em Brasília em visita à Federação Nacional das Apaes. A entidade é a maior rede de defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla da América Latina. O encontro também se relaciona com a 28ª Semana das Pessoas com Deficiência de Canoas.
O movimento apaeano é uma grande rede constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras, públicas e privadas, unidas para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e sua inclusão social.
Durante a visita, a secretária da SMCMI, Camila Nunes, acompanhada pelo gerente institucional José Marcos Cardoso do Carmo e pelo pesquisador Wagner Gonçalves Saltorato, teve a oportunidade de conhecer as instalações da federação e também da Faculdade Apae Brasil, que já oferece diversos cursos não apenas para pessoas com deficiência, mas também para os profissionais de apoio.
Foram abordados diversos temas relacionados às pessoas com deficiência, incluindo as dificuldades enfrentadas e iniciativas legislativas que poderiam favorecer a prestação de serviços em educação, saúde e assistência social para quem mais necessita. Outra pauta discutida foi a necessidade de políticas de apoio mais robustas para toda a rede de profissionais que atuam diretamente com essa população, como médicos, professores e equipes de saúde.
Nesse contexto, também foi apresentada uma importante ferramenta de apoio às políticas de inclusão: o RI Social (Relatório de Informações Sociais), plataforma online do governo brasileiro que disponibiliza dados sobre as principais políticas, programas e ações sociais do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O uso desse recurso pode auxiliar gestores públicos a planejar ações mais eficazes e alinhadas às reais necessidades da população.
A visita representou um passo importante para Canoas, pois possibilitou à secretária Camila Nunes estreitar laços com a maior rede de apoio às pessoas com deficiência do país. Essa aproximação fortalece o diálogo e abre caminhos para que o município implemente novas políticas públicas inclusivas, trazendo benefícios diretos para as famílias canoenses que dependem de uma rede de cuidado e acolhimento cada vez mais eficiente.