Nesta segunda-feira (1º), o CRAS Mathias Velho, localizado na Rua São Gabriel, 441, recebeu atendimentos de atualização e cadastramento do programa Volta por Cima. A ação é voltada às famílias atingidas pelas chuvas ocorridas entre 14 e 20 de junho de 2025 e segue disponível até o dia 5 de setembro, também nos CRAS Harmonia e Rio Branco, conforme o endereço de residência de cada família.
O benefício, no valor de R$ 2 mil em parcela única, é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social que atendam aos critérios definidos pelo Decreto Estadual nº 58.235/2025. O objetivo é garantir apoio financeiro emergencial para quem não foi identificado automaticamente pelo mapeamento realizado pelo governo estadual.
A dona de casa Sílvia Letícia de Souza foi até o CRAS para atualizar o cadastro e recebeu a notícia de que o valor já estava creditado, “Já providenciei material de construção. Estou muito feliz”, comemorou.
Também atingida pela enchente de junho, Gabrielle Pereira Borba destacou a importância do auxílio, “Ainda sigo tentando reconstruir as perdas. Caso seja contemplada, o benefício será de grande ajuda.”
Durante visita ao CRAS Mathias Velho, um dos pontos de cadastramento, o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, destacou a importância de que as famílias compareçam e atualizem seus dados. “Esse auxílio representa um suporte fundamental para que muitas pessoas possam recomeçar após as perdas causadas pela enchente. É essencial que quem tem direito faça a inscrição dentro do prazo”, ressaltou.