Neste sábado (10), as competições de basquete e atletismo encerraram mais uma edição dos Jogos Abertos Canoenses (JAC). Promovida pela Secretaria de esporte e Lazer (SMEL), a competição envolveu milhares de atletas e ocorreu no Complexo Esportivo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no Centro Olímpico Municipal (COM) e no Parque Esportivo Eduardo Gomes (PEEG), de agosto a novembro.
Neste ano, o JAC promoveu competições de futsal, handebol, basquete, vôlei, vôlei de praia e atletismo – todas elas nas modalidades masculino e feminino. As novidades deste ano foram o vôlei de praia e atletismo, que foram disputadas pela primeira vez. A primeira etapa, que ocorreu entre agosto e setembro, contemplou as modalidades de vôlei, handebol e futsal feminino, além das competições da 3ª edição dos Jogos Paradesportivos de Canoas (Parajac), com o goalball, atletismo, futebol de 5 para cegos e basquete em cadeira de rodas.
“O JAC é uma referência de competição esportiva no Estado. As disputas saudáveis entre as equipes servem como uma integração comunitária e como difusão da prática do exercício físico, algo fundamental para a preservação da saúde das pessoas”, afirma o secretário de Esporte e Lazer, Roberto Tietz.
Realizado anualmente, o JAC é aberto para toda a comunidade, com inscrição gratuita para maiores de 18 anos. A 37ª edição do JAC teve patrocínio do Banrisul.