Canoas firmou um Acordo de Cooperação com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), para implantação de projetos com apoio da Petrobrás, que vai investir R$ 8.498.295,57 no município, de março de 2025 até fevereiro de 2028. A iniciativa terá como foco principal a educação, articulando ações em direitos humanos, inovação e sustentabilidade, com impactos diretos para escolas, professores, estudantes e comunidades canoenses.
Entre as ações previstas estão os três grandes eixos, Educação Infantil: Parque Naturalizado, Agroflorestas e Educação, Direitos Humanos e Justiça Socioambiental, que se desdobram em oito subprojetos.
No bairro São José, será construído um Parque Naturalizado ao lado da EMEF Leonel Brizola, espaço que vai estimular o livre brincar, educação ambiental e a conexão comunitária. O projeto do parque será elaborado com a participação da comunidade do bairro, comunidade escolar e da Prefeitura de Canoas, para melhor apropriação do espaço. Além da criação do parque, mais de 300 pessoas, entre professores, alunos e comunidade, serão capacitadas em workshops, e práticas pedagógicas desenvolvidas no local serão mapeadas e publicadas em relatório impresso e digital.
Outro destaque será a implantação de Agroflorestas nas EMEFs Nancy Pansera e Paulo Freire, promovendo a produção de alimentos em estufas com a participação de estudantes e professores. O projeto prevê a distribuição de 12 mil mudas de plantas nativas, hortaliças e frutíferas, além da produção de materiais educativos, oficinas, palestras e até um aplicativo sobre Sistemas Agroflorestais (SAFs).
Já o eixo de Educação, Direitos Humanos e Justiça Socioambiental contemplará iniciativas de inserção de jovens e mulheres no mercado de trabalho, enfrentamento ao racismo, empoderamento negro, valorização da diversidade, apoio a migrantes e qualificação da leitura e escrita de alunos da rede pública.